Slider

Abragão comemora 20º aniversário da elevação a vila

Abragão está a comemorar os 20 anos de elevação à categoria de Vila com um programa de atividades que se estende por uma semana, informou fonte da junta de freguesia.

 

No domingo, foi lançada a primeira pedra para a construção da Creche do Centro Social e Cultural de Abragão, nas antigas instalações da Escola de Miragaia, um investimento a cargo do programa PARES, Câmara Municipal de Penafiel e Junta de Freguesia de Abragão.

Segundo um comunicado da junta publicado online, nesse mesmo dia foi ainda feita uma visita as obras do Centro Cívico de Ribaçais e aos equipamentos de fitness instalados no Parque de Lazer, junto ao Rio Tâmega, resultantes do Orçamento Participativo “Desporto para Todos” de Abragão, 2018.

Na cerimónia, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, os vereadores da educação e desporto, Rodrigo Lopes e Pedro Cepeda, assim como vários atletas e associações desportivas da freguesia que “beneficiaram ou ainda vão beneficiar do Orçamento Participativo Desporto para Todos”, acrescenta.

Hoje, às 18h00, realiza-se uma missa comemorativa da efeméride, na Igreja S. Pedro de Abragão.

Amanhã, no Centro de Interpretação da Escultura Românica, no período da manhã, o projeto de Férias Educativas vai realizar a atividade “Um porta retrato vou construir”. Durante a tarde, decorre a atividade “Enigmas das personalidades históricas eu vou descobrir”.

A fechar as comemorações, no dia 25 de julho, a entrada no Centro de Interpretação da Escultura Românica será gratuita e às 15h00, realizar-se-á uma caminhada pelos “Trilhos do Paraíso”.

A junta de freguesia de Abragão garante que “todos os eventos decorrem de acordo com as diretrizes da DGS”. No entanto, alerta que “a qualquer momento a programação poderá surgir alterações”.