Slider

Antonino de Sousa “olha com otimismo” para “derradeiro mandato autárquico”

O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, reeleito nas eleições autárquicas de 26 de setembro, para um terceiro e último mandato no cargo, disse que “olha com otimismo para este mandato”, que considera que será “o seu derradeiro mandato autárquico”.

 

As declarações do edil foram proferidas durante a cerimónia solene de tomada de posse dos órgãos autárquicos do Município de Penafiel para os próximos quatro anos, que decorreu no Jardim do Sameiro.

Antonino de Sousa disse estar “genuinamente convicto que, com o empenho de todos, daqui a quatro anos, o concelho de Penafiel vai ser ainda melhor, vai ser mais acolhedor, vai ser mais empreendedor e vai proporcionar qualidade de vida para todos os penafidelenses”.

Para o mandato que agora inicia, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel deixou como garantia que as suas prioridades serão apoiar as famílias penafidelenses, especialmente as crianças e os mais idosos, a  habitação apostar na mobilidade e nos transportes, concluir os investimentos que estão a ser feitos na área da cultura, apostar na sustentabilidade ambiental e na eficiência energética, apoiar as associações desportivas do concelho, continuar a fazer com que o município seja atrativo para os investidores e relançar o turismo.

Dando exemplo de medidas concretas a concretizar pelo seu executivo nos próximos quatro anos, nas áreas que define como prioritárias, Antonino de Sousa elencou a criação de um seguro de saúde sénior gratuito e a criação de um programa de promoção e monitorização da saúde mental em crianças em idade pré-escolar para combater os efeitos dos confinamentos.

 

previous arrow
next arrow
Slider

 

 

Para vencer “estes exigentes desafios”, o autarca assumiu “contar com uma equipa de excelentes vereadores, com os contributos da Assembleia Municipal e dos senhores presidentes de junta, mas também com todos os funcionários da Câmara Municipal e empresas municipais”.

Na cerimónia, que descreveu de “simples e participada, mas digna e prestigiada”, Antonino de Sousa proferiu ainda umas palavras de agradecimento aos penafidelenses que lhe atribuíram “um resultado histórico” e enalteceu “a forma como decorreram as eleições do passado dia 26 no concelho”

“No distrito do Porto o nosso concelho teve a mais baixa taxa de abstenção e a forma elevada, urbana e respeitadora como decorreu o ato eleitoral, são motivos de orgulho para todos nós”.

Na cerimónia de tomada de posse dos órgãos autárquicos do Município de Penafiel, Antonino de Sousa foi empossado presidente da Câmara Municipal de Penafiel, eleito pela coligação Penafiel Quer (PSD/CDS-PP). Pedro Santana Cepeda, Susana Oliveira, Rodrigo Lopes, Adolfo Amílcar e Daniela Oliveira, também eleitos pela coligação PSD/CDS-PP, assumiram funções de vereadores do executivo municipal com pelouros.

Paulo Araújo Correia, Agostinho Soares e Lúcia Rocha, eleitos pela coligação Penafiel Unido (PS/RIR), tomaram posse como vereadores sem pelouros.

Alberto Santos, presidente da Assembleia Municipal de Penafiel cessante e reeleito para o quadriénio 2021/2015 foi quem deu posse aos membros do executivo municipal e a todos os membros eleitos para o órgão deliberativo.

De seguida realizou-se, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, a eleição da mesa da Assembleia Municipal.