Slider

Áreas de serviço da A4 em Penafiel equipadas com pontos de carregamento ultrarrápidos

As áreas de serviço da autoestrada 4, no concelho de Penafiel, foram equipadas com dois pontos de carregamento ultrarrápidos para veículos elétricos, anunciou hoje fonte da Brisa.

 

Os dois equipamentos têm ambos uma potência de 160 kW e destinam-se aos condutores de veículos elétricos a circular em ambos os sentidos da autoestrada.

A medida resulta de uma parceria entre a Repsol, a Brisa e a EDP Comercial, que visa a instalação de 34 pontos de carregamento ultrarrápido e rápido nas autoestradas do país.

Atualmente, a Repsol conta com 24 pontos de carregamento em operação em Estações de Serviço da Repsol em Portugal, sendo que 16 de operação própria divididos entre carregadores rápidos e ultrarrápidos.

O seu plano de expansão da rede de carregadores elétricos prevê superar as 100 estações de serviço equipadas com carregadores elétricos ligados à rede da Mobi-e, até ao final de 2022.

“Com a rede de carregamentos elétricos Via Verde Electric, a Brisa dá um passo importante na sua contribuição para a transição energética no setor da mobilidade e assume o seu papel como operador de mobilidade sustentável, com soluções ambientais que visam diminuir as emissões de carbono na sua extensa rede de autoestradas, em conjunto com os seus parceiros, como a Repsol e a EDP Comercial”, lê-se no comunicado.

Até ao final do ano, o Via Verde Electric será composto por 82 postos de carregamento de Norte a Sul do país em 40 áreas de serviço.

Para a EDP Comercial, que tem 1.100 pontos de carregamento operacionais ou em desenvolvimento, “esta parceria pretende dar maior previsibilidade e conforto aos condutores de veículos elétricos, tornando a condução de veículos não poluentes cada vez mais acessível também fora dos centros urbanos”.