Slider

Associação Empresarial de Penafiel lança projeto para combater a infoexclusão social dos idosos

A Associação Empresarial de Penafiel (AEP) lançou um projeto de inovação social, que visa combater a infoexclusão social de cerca de 270 idosos do concelho.

 

Um investimento de cerca de 273 mil euros, que terá a Câmara Municipal de Penafiel como principal parceiro.

“Combater a Infoexclusão Social dos Idosos do concelho de Penafiel” é o nome do projeto, que foi apresentado na terça feira, no Auditório da Associação Empresarial de Penafiel, e que terá a duração de dois anos.

Até novembro de 2022, através de uma parceria que a Associação Empresarial de Penafiel estabeleceu com as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, vão ser dinamizadas várias ações junto da população sénior.

Além disso, os idosos envolvidos no projeto terão também a oportunidade de realizar visitas às empresas associadas da AEP para ficarem a conhecer as inovações e alterações tecnológicas do setor empresarial e vão poder participar no Erasmus Sénior, um programas de intercâmbio com outras instituições e municípios da região norte, que comporta estadia e realização de atividades lúdicas.

 

 

“É um projeto que tende a combater a infoexclusão dos idosos do concelho de Penafiel”, referiu Nuno Brochado, presidente da AEP, em declarações ao Novum Canal, explicando:

“Queremos envolver os idosos do concelho com as empresas, mas além desta ligação com as empresas, este projeto também vai ter uma vertente mais social na dinamização das suas atividades”.

O presidente acrescentou, ainda, que “enquanto Associação Empresarial, para isto sai do âmbito de atuação direta com as empresas”.

“Vamos entrar numa área mais social, o que nos motiva ainda mais e nos desafia ainda mais, porque era uma área que nós praticamente não explorávamos, disse.

Financiado a setenta por cento pelo programa de fundos comunitário Portugal Inovação Social, o projeto “Combater a infoexclusão social dos idosos do concelho de Penafiel”, conta com um apoio financeiro da Câmara Municipal de Penafiel, em cerca de quarenta mil euros.

 

 

“Felizmente vivemos hoje mais. A esperança de vida tem aumentado de forma significativa, ainda bem, mas é preciso que além de se viver mais, que se viva com qualidade de vida. Portanto as ações que tenham este objetivo terão sempre o apoio e o envolvimento do município”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.

“Acho que este projeto vai ser muito positivo. Também é verdade que ele faz sentido neste período pós pandemia e depois de tantos meses em que os nossos idosos não puderam sair, estiveram confinados, isolados e têm efetivamente uma necessidade grande de voltarem a recuperar essa liberdade”, acrescentou.