Slider

Autárquicas: BE Penafiel diz que “já seria uma conquista conseguir representação na Câmara e Assembleia Municipal”

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Câmara de Penafiel, Duarte Graça, disse, no sábado, que “já seria uma conquista o partido conseguir representação no executivo e na assembleia, nas eleições autárquicas de 26 de setembro.

 

Assumindo-se “consciente do histórico” que o BE tem no concelho de Penafiel” e da “dificuldade de mobilização em eleições autárquicas”, o candidato referiu que o partido tem “ideias e compromissos pelas quais pretende lutar”. Contido, para isso, acrescenta, “precisa de conseguir representação nos órgãos autárquicos”.

“Com a intervenção muito positiva que nós temos em várias áreas, problemas cuja existência constatamos, movimentos sociais que vamos acompanhando no concelho, nós percebemos que conseguimos dar resposta a isso. Conseguimos apoiar e atingir muitas conquistas em colaboração com esses movimentos sociais. O que é necessário agora é, do ponto de vista institucional, termos também outra capacidade, outra projeção, que nos permita exercer um papel fiscalizador, se tivermos na oposição, para obrigar os órgãos autárquicos a darem a resposta que não têm dado”, argumentou Duarte Graça.

 

 

As declarações do candidato do BE à liderança da Câmara Municipal de Penafiel aconteceram na sessão pública, que decorreu junto ao Mosteiro de Paço de Sousa, que teve como objetivo a apresentação das propostas do partido para “ultrapassar a crise pandémica, social e económica”.

Nas questões do combate à pandemia, o Bloco de Esquerda de Penafiel refere ser “preciso perceber qual o apoio social que ainda é preciso dar resposta” e defende que “é necessário desburocratizar processos para garantir que as pessoas possam mesmo ter acesso, quem precisa, tenha acesso ao apoio social por parte do município”.

No domínio da economia e do emprego, o líder da candidatura do BE indica que o seu principal foco será defender que “o desenvolvimento económico do concelho comece, não apenas com a necessidade de trazer investimento externo, mas sobretudo em potenciar os recursos que já existem e que vão permitir ter uma economia ambientalmente mais sustentável.”

Alargar a comparticipação de medicamentos e apoio alimentar, combater a exclusão social das pessoas idosas, defender a necessidade de eliminar barreiras arquitetónicas, aprovar a tarifa social automática da água e defender que a autarquia tenha um gabinete de apoio aos trabalhadores e que aproveite mais os recursos turísticos agrícolas e património histórico que existem no concelho foram exemplos concretos apresentados por Duarte Graça.

“É preciso assumir compromissos e aquilo pelo qual se pretende lutar com a representação que se conseguir”, salientou Duarte Graça.

 

 

Deputado José Soeiro apoiou candidatura

A iniciativa do Bloco de Esquerda Penafiel contou com a presença de José Soeiro.

Na sua intervenção, o deputado afirmou que a candidatura de Duarte Graça à Câmara de Penafiel e de Ivo Barros à Assembleia Municipal, nas autárquicas de 26 de setembro, “é forte”.

“Pode contribuir para trazer muita pluralidade aos órgãos autárquicos de Penafiel e para trazer algumas causas e uma visão que o partido tem travado a nível nacional, que têm uma incidência local forte, mas que não têm tido muita expressão”, argumentou José Soeiro, dando como exemplos o acesso às reformas dos trabalhadores das pedreiras e a aprovação do estatuto dos cuidadores informais.