Slider

BAIÃO – VÍTOR PASCOAL VENCE E FAZ HISTÓRIA EM VIANA DO CASTELO

Vítor Pascoal, piloto natural de Baião, foi o grande vencedor do Rali Viana do Castelo, numa edição em que, juntamente com o seu copiloto Ricardo Faria, fez história com o seu Porsche 991 GT3 Cup, ao tornar-se o primeiro piloto a vencer, por duas vezes, este certame, que já conta com oito edições.

Numa prova que reuniu 87 equipas de excelente nível, e que era pontuável para o Campeonato Norte de Ralis, o Desafio Kumho Norte, a Copa 106 e a Team Baia, a prova até começou melhor para os gondomarenses Filipe Madureira e Emanuel Gonçalves, que venceram a Street Stage de Viana do Castelo, com o seu Mitsubishi Lancer Evo IX.

No entanto, a partir daí ninguém mais teve andamento para o Porsche de Pascoal, que arrancou para vitórias em sete classificativas, para depois “passear”, em velocidade de cruzeiro, para a segunda passagem pelos 1,85 km da Street Stage vianense, num rali em que terminou com 49,3 segundos de vantagem para os segundos classificados André Cabeças e Bino Santos (Mitsubishi Lancer Evo IX), e um minuto e nove segundos do felgueirense Adruzilo Lopes que, juntamente com José Janela, estreou o seu Mitsubishi Lancer Evo IX em provas do campeonato, e terminou no terceiro lugar absoluto.

Entre os treze «guerreiros» que concluíram as nove classificativas no Desafio Kumho Norte, foram os espanhóis Daniel Vicente Martínez e Silvia Vicente que levaram a melhor no seu Citroën AX GT e na Classe I, após um duelo interessante com o Renault Clio RS de Daniel Silva e Filipe Martins, que venceram a Classe II. Na Classe I, o segundo posto seria ocupado por Miguel Teixeira e Hugo Pereira, com um BMW E30, e o terceiro pertenceu a Pedro Serôdio Jr. e Hugo Marques, com um Citroën Saxo Cup. Na Classe II, os segundos foram Júlio Maia e Pedro Fernandes (Peugeot 206 S1600), e os terceiros Filipe Moreira e Nuno Carvalhosa, com um BMW 325i E36.

Para concluir, destacar o triunfo da dupla Lucas Simões/Simplício Gonçalves no Team Baia com um Mitsubishi Lancer Evo IX, num pódio absoluto que ficou completo com Augusto Costa e Susana Silva, com um Peugeot 208 R2, e por Mário Castro e Ricardo Cunha, na terceira posição com um Ford Fiesta R2T.

A próxima paragem do Desafio Kumho Norte e do Team Baia está já agendada para os dias 20 e 21 deste mês, no Rali de Famalicão. Quanto ao Campeonato Norte de Ralis, só regressa nos dias 24 e 25 de agosto, em Mesão Frio.