Slider

Bombeiros de Penafiel solicitam ajuda na substituição de veículo destruído em despiste

Os Bombeiros Voluntários de Penafiel anunciaram que um veículo tanque de combate a incêndios que se despistou no sábado terá que ser substituído e apelam à ajuda da comunidade para aquisição de uma nova viatura.

 

Segundo indica a corporação, numa comunicação publicada nas redes sociais, o acidente ocorreu num dia em que foram registados sete incêndios rurais, em pouco mais de uma hora.

Situação que, explica,” exigiu uma movimentação elevada de operacionais e veículos para garantir a resposta eficiente a todas ocorrências”.

“Durante a movimentação de veículos entre as diferentes ocorrências, o tanque sofreu um despiste, tendo capotado. O operacional apenas teve algumas escoriações. Os danos no veículo são elevadíssimos, eventualmente perda total, o que irá ser um problema sério para a nossa corporação, face á época que incêndios rurais que se avizinha”, salienta.

A associação humanitária lembra, ainda, que não vai receber qualquer reembolso ou subsídios pela perda, dado que, argumenta, o acidente ocorreu fora da época de incêndios rurais (que inicia a 15 maio), ficando o prejuízo a seu cargo.

“O veículo que [entretanto] substituirá o atual tem mais de 40 anos, menos capacidade de água e não oferece as melhores condições de segurança”, frisa a corporação, acrescentando, ainda, que na candidatura que fez ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforço da capacidade operacional, com um veículo tanque todo terreno, “não foi selecionada, porque não tem mancha florestal suficiente”.

Alertando para a suspeita de “mão criminosa” em relação à origem das ignições que têm ocorrido”, os Bombeiros de Penafiel solicitam reforço de averiguações “pelas entidades competentes” e pedem apoio à população e entidades que possam ajudar para se conseguir operacionalizar uma nova viatura.

Os interessados em ajudar podem registar as suas intenções na plataforma digital criada para o efeito.