Slider

Câmara de Penafiel autoriza realização de feiras e mercados

A Câmara de Penafiel anunciou hoje a reabertura das feiras do concelho, com regras de segurança impostas pela pandemia de covid-19.

 

Na quinta feira, volta a acontecer a feira mensal de Abragão, no Largo Solar do Souto. No sábado regressa a feira mensal de Penafiel, no Largo Conde Torres Novas. A 13 de abril, o Largo e Avenida de S. Simão, em Urrô, volta a ter feira e a 16 de abril, também as freguesias de Rio de Moinhos (no Largo 20 de Julho) e Lagares/ Figueira (na Avenida das Portelas) voltam a acolher feirantes e visitantes.

As regras de ocupação e permanência no recinto da feira são as que estão estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e passam, sobretudo, pelo uso obrigatório de máscara social, distanciamento social mínimo de dois metros entre pessoas, higienização frequente das mãos, etiqueta respiratória e o respeito pelas orientações das autoridades.

Desde 15 de janeiro que as feiras e mercados de levante estavam suspensas em todo o país, por causa do confinamento obrigatório. Agora o Governo, autorizou a realização deste tipo de atividades na segunda fase do plano de desconfinamento, contudo a decisão final está a cargo de cada uma das autarquias do país.

Em Penafiel, o parecer é positivo, por isso as habituais feiras mensais e semanais do concelho estão de volta.

O Penafiel Magazine procurou obter mais informações sobre o assunto junto da câmara municipal, eventualmente um contacto com o vereador do pelouro, mas fonte da autarquia disse não haver nada a acrescentar ao que tinha sido publicado nas redes sociais.