Slider

Campeonato Norte de Ralis começa em Vieira do Minho

O Campeonato Norte de Ralis (CNR) terá início de 17 a 18 de abril com a disputa do Rali de Vieira do Minho organizado pelo Motor Clube de Guimarães.

 

O primeiro rali será disputado em terra, com os concorrentes a percorrerem ao cronómetro 64 quilómetros distribuídos por duas classificativas, que serão percorridas por três vezes. As duas classificativas utilizadas neste primeiro rali do CNR são as que integram o Rali de Portugal, prova do Campeonato do Mundo de Ralis – WRC.

Sendo a primeira prova do calendário dos campeonatos de ralis a ser disputada em 2021, e tendo em conta a longa paragem competitiva, espera-se que na lista de inscritos do Rali de Vieira do Minho surjam alguns dos principais protagonistas do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) de forma a testarem os carros e avaliarem a sua forma em competição. Neste primeiro rali do CNR está garantida a estreia do Mitsubishi Mirage Proto de André Cabeças, e a presença de dois pilotos do Todo-Terreno, que disputarão o Rali de Vieira do Minho com as suas montadas do TT (algo permitido no regulamento mas que tem causado muita polémica): Nuno Madeira numa Ford Ranger e Mike Braun em Porsche Cayenne Proto. Quanto a Nuno Madeira e à Ford Ranger, o piloto já garantiu também a sua presença no Rali Terras D’Aboboreira, segunda prova do Campeonato Norte de Ralis, e prova de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis.

Do calendário do CNR fazem parte 10 ralis, incluindo na região o Rali Terras D’Aboboreira (Abril), Rali Fafe Montelongo (Julho) e o Rali Município de Mesão Frio (Agosto).

Em 2020, Lucas Simões venceu o Campeonato Norte de Ralis,com cinco ralis disputados e quatro vitórias, confirmando o título no Rali Terras D’Abororeira. Este ano irá disputar o CPR com um Hyundai i20 R5.

 

Hélder Quintela