Slider

Casa da Cultura de Galegos convida população a conversar sobre a sua terra

A Casa da Cultura de Galegos vai promover, no sábado, às 21:00, no seu auditório, a primeira de três conversas sobre a terra, informa a Junta de Freguesia de Galegos.

 

“Conversas sobre a nossa terra” é o nome do evento organizado por aquela autarquia loca, que visa “dar a conhecer melhor a freguesia”.

“Aquilo que nos propormos fazer é uma sessão aberta à população, onde todos serão moderadores e palestrantes. No fundo, o objetivo é tentarmos, entre todos, conhecermos melhor a nossa terra”, explicou António Dias.

Ao Penafiel Magazine, o tesoureiro da junta de freguesia de Galegos, responsável pela Casa da Cultura, adiantou ainda que cada uma das três sessões de conversas será dedicada a um tema diferente.

Na primeira sessão, vai falar-se de “usos, costumes e lendas” da freguesia de Galegos.

Na segunda sessão, a 12 de junho, a conversa será em torno de algumas das personalidades que passaram pela freguesia, com o objetivo de “conhecer um pouco mais o seu trabalho”.

Na terceira sessão, a 10 de julho, o evento será dedicado àquele que “é o conterrâneo mais conhecido da terra”, padre Américo Monteiro de Aguiar.

 

 

Além do objetivo de colocar os galeguenses a falar sobre a sua freguesia, as “Conversas da nossa terra” visam “fazer com que, aos poucos, as pessoas venham conhecer a Casa da Cultura”, referiu António Dias, acrescentando:

“Nós sabemos que estamos numa época sui generis de pandemia. Queremos que as coisas sejam feitas todas com muito cuidado”.

A participação nas “Conversas sobre a nossa terra” é gratuita, mas exige marcação prévia, através do email [email protected], ou do telefone 933946573.

Recorde-se que a Casa da Cultura de Galegos funciona nas instalações da antiga Junta de Freguesia, no Largo Padre Américo, e foi inaugurada a 07 de abril.

O espaço cultural tem como valências uma Biblioteca (para adultos e infantil), um auditório (com capacidade para 70 lugares sentados) e uma sala multiusos (preparada para receber espetáculos).

O “Conversas da minha terra”, é o primeiro evento que a Casa da Cultura de Galegos realiza desde a sua abertura.