Slider

Casa da Cultura de Galegos promove segundo passeio cultural “À descoberta da nossa terra”

A Casa da Cultura de Galegos vai promover, no domingo, a segunda edição do passeio cultural “À descoberta da nossa terra”.

 

A iniciativa, explicou ao Penafiel Magazine, o coordenador António Dias, é aberta a todos, mas foi desenvolvida sobretudo a pensar na população daquela freguesia penafidelense.

O objetivo, explicou, é “dar a conhecer melhor a terra”.

“Não é uma caminhada. É um passeio, onde nos propomos ir aos lugares mais emblemáticos da freguesia. Parar em frente, falar um pouco sobre os locais. No fundo, a ideia é dar a conhecer às pessoas que vivem aqui um pouco melhor a sua terra”, disse.

A primeira edição do passeio “À descoberta da nossa terra”, decorreu a 15 de agosto, e contou com a participação de cerca de 20 pessoas.

A casa onde nasceu Padre Américo, a Capela de São Pedro, o Castro de Monte Mozinho e o Penedo da Moura, foram alguns dos locais que foram visitados.

Na edição de 17 de outubro, a pretensão da organização é “dar a conhecer outros locais da freguesia”.

“O itinerário ainda não está totalmente definido, mas agora vamos percorrer a parte norte da freguesia. Vamos percorrer os lugarejos mais escondidos, como Pena, Carvalheiro, Alminhas e Fundo da Vila “, adiantou António Dias, acrescentando:

“São lugares muito característicos, de onde a geração dos 50/60 anos tem muito boas memórias. Hoje estão diferentes, mas a ideia é recordar”.

O segundo passeio cultural “À descoberta da nossa terra” tem início marcado para as 09:30 e a duração estimada é de duas horas.

A concentração será em frente à Casa da Cultura de Galegos.

A participação é gratuita.