Slider

Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo homenageia sócios fundadores no aniversário

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa celebrou hoje, de forma simbólica, 40 anos de atividade com uma sessão solene comemorativa de homenagem aos sócios fundadores.

 

A manhã começou com a colocação de um centro de flores junto à estatua de Padre Américo, patrono do hospital em Penafiel, seguiu-se uma eucarística na capela do hospital em memória dos associados falecidos, que teve transmissão online.

Depois foi descerrada uma placa comemorativa do 40.º aniversário, no salão de exposições da Casa do Pessoal, com o nome Maria de Lurdes Cabral da Silva Peixoto Moreira, primeira associada da instituição.

E por fim, no auditório do hospital, realizou-se uma sessão solene, onde os associados fundadores da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa foram homenageados e foram entregues os símbolos “Gratidão”.

“É uma forma que a Casa do Pessoal tem de prestar reconhecimento por toda a dedicação aos profissionais associados”, explicou Fernando Vieira.

 

 

Ao Penafiel Magazine, o presidente da direção da instituição disse que devido às restrições impostas pela pandemia a cerimónia foi “breve para tentar mitigar qualquer risco que possa existir de contágio da covid 19”.

“Todas as medidas de segurança obrigatórias foram respeitadas”, garantiu, referindo, também, que a celebração “tinha que ser feita”.

“Para que esta data aconteça nós tínhamos necessariamente que prestar homenagem a todos os homens e mulheres que idealizaram e fundaram uma instituição com fins tão nobres como esta, que infelizmente consideramos que a própria sociedade começa aos poucos a não prestar tanta atenção”, referiu Fernando Vieira, acrescentando:

“Para nós era muito fácil não realizar este tipo de comemoração, mas é justo prestar homenagem aos associados que nesta data, há 40 anos, deram um princípio, um rumo e muito lutaram por esta nossa associação”.

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo- Vale do Sousa, foi fundada a 26 de maio de 1981, no antigo Hospital de Penafiel que na altura englobava juntamente com o Hospital de Paredes o Centro Hospitalar do Vale do Sousa.

 

Aposta futura da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo será na área social

Quanto ao futuro, a instituição prevê “tempos exigentes” e, por isso, refere que “tem que abrir horizontes” e passar a “estar preparada para poder ajudar a comunidade associativa”, com respostas de apoio social.

“A visão que temos para o presente e futuro da Casa do Pessoal passará essencialmente pelo apoio social, ou seja, todos nós começamos a ter noção que a idade avança e ao mesmo tempo é necessário criar os meios que permitam que, num futuro próximo, estes homens e mulheres possam usufruir um bocadinho do bem-estar social”.

Atualmente, a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa está a prestar apoio direto a alguns associados com medicamentos, artigos alimentares e outras situações que lhe são reportadas pelos associados em termos de dificuldades.

“Nós conhecemos muito bem praticamente todos.  Sabemos perfeitamente que às vezes existem dificuldades no dia a dia que muitas vezes não são visíveis e como tal, procuramos de forma mais discreta possível sinalizar e dar esse tipo de apoio”, concluiu Fernando Vieira.