Slider

CHTS é o primeiro e único hospital do país com serviços certificados na área de enfermagem – administração

Hospital Pe Américo

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa anunciou hoje que possui nove serviços certificados de enfermagem e que é, até à data, o primeiro e único hospital do país a possuir idoneidade formativa na área.

 

Em comunicado, o Centro Hospitalar que integra os Hospitais de Penafiel e Amarante informa que iniciou, em 2019, na área de Enfermagem a Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos da Prática Clínica (AIFCPC), um projeto inovador a nível nacional da Ordem dos Enfermeiros (OE) que certifica os requisitos necessários para formação de enfermeiros e que garante a qualidade dos formadores e da prestação dos cuidados de enfermagem aos utentes, através de peritos na área.

Até ao momento, especifica, os serviços certificados são Especialidades Cirúrgicas, Cirurgia 2, Serviço de Urgência Básica, Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, Unidade Intermédia Polivalente, Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, Medicina unidade funcional 1, Medicina unidade funcional 3 e Unidade de Hospitalização Domiciliária.

Além disso, acrescenta, lidera também, a nível nacional, o número de candidaturas, tendo já submetido dezanove e sete estão a ser construídas na plataforma.

Esta certificação de competências e qualidade dos cuidados de enfermagem, “garante os requisitos fundamentais para a formação de enfermeiros e enfermeiros especialistas”, salienta o CHTS prosseguindo

“Paralelamente, a certificação de competências de ensino nos mais diversos serviços do centro hospitalar é também garantia da prestação de melhores cuidados à população, acompanhado com um maior número de enfermeiros especialista”.

Para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, “estes contextos têm permitido
que desempenhe um forte papel como Hospital Escolar”.

Em 2021, detalha, recebeu cerca de 1000 alunos de Licenciatura em Enfermagem e 229 alunos de cursos pós-licenciatura.

“A concessão de idoneidade formativa aos serviços do CHTS é, por isso, uma mais-valia na formação e futuro profissional destes alunos”, conclui.