Slider

CIM TÂMEGA E SOUSA APOIA EMPRESAS A MINIMIZAR EFEITOS PANDEMIA

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em parceria com a consultora Deloitte, está a apoiar as empresas da região, através da promoção de sessões de esclarecimento online (webinars) sobre os mecanismos de apoio existentes para as empresas no âmbito do combate aos efeitos da pandemia de COVID-19.

O primeiro webinar, que decorreu esta terça-feira, incidiu nas medidas laborais e fiscais de apoio às empresas neste contexto, tendo contado com cerca de 40 participantes que prestam diretamente apoio aos empresários da região, nomeadamente técnicos da CIM do Tâmega e Sousa e dos 11 municípios, dos gabinetes de apoio às empresas, de associações empresariais, industriais e comerciais e de associações de desenvolvimento local.

“é importante que as PME possam ter um conhecimento claro sobre os apoios estatais previstos – fiscais e legais

“A atual situação, provocada pela pandemia de COVID-19, colocou uma pressão acrescida no negócio das PME e, com base nesta nova realidade, a CIM do Tâmega e Sousa está a desenvolver, em conjunto com a Deloitte, uma resposta concertada às principais necessidades dos empresários da nossa região” explica Telmo Pinto, Primeiro-Secretário do Secretariado Executivo da CIM do Tâmega e Sousa.

Para Rui Gidro, da consultora Deloitte, “é importante que as PME possam ter um conhecimento claro sobre os apoios estatais previstos – fiscais e legais –, aplicáveis ao seu ramo de negócio, e, nesse âmbito, foi com sentido de compromisso que aceitámos o desafio de prestar informação técnica e aconselhamento especializado à Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, ajudando os gestores a tomar decisões informadas e ultrapassar da melhor forma possível este período”.

De referir que o tecido empresarial do Tâmega e Sousa é maioritariamente constituído por PME, representando mais de 99% do total de empresas da região. Em 2019, o número de empresas no Tâmega e Sousa era superior a 39 mil.