Slider

Concentração de bicicletas antigas regressa a Penafiel no final de maio

A cidade de Penafiel volta a acolher, no dia 29, um evento de concentração de bicicletas antigas a pedal que, depois de dois anos de interregno, regressa com a adição de veículos mais recentes, avançou ao Penafiel Magazine fonte da organização.

 

De acordo com o vice-presidente da Associação São João do Sameiro, o objetivo continua a ser reunir o máximo de bicicletas antigas, “mas quem não tiver, e quiser participar, poderá trazer o modelo mais antigo que conseguir ”.

A medida, refere Serafim Leal, visa conseguir uma maior participação dos jovens no evento e incutir-lhes o gosto pelo tipo de atividade.

“Começamos a perceber que há várias pessoas mais velhas que participam no evento, mas cuja mobilidade já é reduzida. Trazem as bicicletas, mas não vão passear nelas, deixam-nas apenas expostas. E como o nosso objetivo é fazer com que as pessoas possam dar o passeio pela cidade, então resolvemos alargar isto à juventude também”, explicou.

Iniciada em 2018, a Concentração de Bicicletas Antigas a Pedal de Penafiel contou, na 1ª edição, com a participação de cerca de 70 bicicletas. Em 2019, registou 130 inscrições e, para a atual edição, a organização admite ter a expectativa de superar esses números.

“Estamos a contar na ordem das 200 participações”, confidenciou Serafim Leal referindo que a maioria das pessoas que se inscreve na atividade é de fora da cidade e do concelho.

O dirigente associativo especificou que os participantes são, sobretudo, oriundos de Paços de Ferreira, Lousada, Marco de Canaveses, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim e Vila de Conde. “De Penafiel, só participam perto 10”, anotou.

Quanto à bicicleta mais antiga que costuma marcar presença, Serafim Leal explicou que é  um modelo que acredita ter sido construido em meados do século XVIII.

A concentração dos velocípedes será na Praça da Escritaria, junto ao Sameiro. Local, onde iniciará, pelas 16:00, o desfile que percorrerá uma distância de cerca de sete quilómetros,  dentro da cidade, com retorno ao ponto de partida.

No final, realiza-se a entrega de prémios aos participantes mais antigo e mais novo, à bicicleta mais antiga e à pessoa melhor trajada, assim como um lanche convívio.

As inscrições podem ser feitas até às 15:00 do próprio dia do evento.