Slider

Covid-19: Penafiel em alerta devido ao aumento de novos casos no concelho

FOTO: Pedro Costa

O concelho de Penafiel integra hoje o grupo de 30 concelhos do país em alerta dado apresentar, pela primeira vez nos últimos 14 dias, mais de 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, avançou o Governo.

 

Aquele concelho arrisca-se a recuar no desconfinamento caso, na próxima avaliação do Governo, não baixe a incidência cumulativa de novos casos.

Na região do Tâmega e Sousa juntam-se a Penafiel, também em alerta, os concelhos de Amarante, Castelo de Paiva, Felgueiras, Marco de Canaveses e Paços de Ferreira.

Naqueles concelhos, as regras ditam, o teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam, possibilidade de funcionamento de restaurantes, cafés e pastelarias até às 22:30 (no interior com o máximo de seis pessoas por grupo e em esplanada com 10 pessoas por grupo), com a particularidade de que às sextas-feiras a partir das 19:00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo, espetáculos culturais até às 22:30, casamentos e batizados com 50% da lotação e possibilidade de funcionamento do comércio a retalho alimentar e não alimentar até às 21:00.

 

Lousada e Paredes recuam no desconfinamento

Os concelhos de Lousada e Paredes estão agora em risco elevado, dado apresentarem duas vezes mais de 120 novos casos ou mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes.

Naqueles dois concelhos, o teletrabalho é obrigatório quando as funções o permitam e a possibilidade de os restaurantes funcionarem até às 22:30 (no interior com o máximo de quatro pessoas por grupo e em esplanadas com o máximo de seis pessoas por grupo), com a particularidade de que às sextas-feiras a partir das 19:00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo.

Espetáculos culturais até às 22:30, ginásios sem aulas de grupo, casamentos e batizados com 25% da lotação, funcionamento de comércio a retalho alimentar até às 21:00 durante a semana e até às 19:00 ao fim de semana e feriados, e comércio a retalho não alimentar até às 21:00 durante a semana e até às 15:30 ao fim de semana e feriados são outras imposições.