Slider

Croca apresenta peça de teatro inspirada em conto de Alberto S. Santos

A freguesia de Croca vai apresentar, no sábado, uma peça de teatro inspirada num conto do livro “A Arte de Caçar Destinos”, do escritor penafidelense Alberto S. Santos, que fala sobre uma descoberta feita na freguesia, informa a autarquia local.

 

“O Génio do Candil” é o nome do conto que será representado às 21:00 por uma cooperativa de artistas de Santa Maria da Feira, no espaço exterior da sede da junta, Praceta da Acucanha.

A ideia partiu da Junta de Freguesia de Croca e tem por objetivo, avançou ao Penafiel Magazine, o presidente Jorge Mota, “dar a oportunidade à comunidade de ter contacto com um conto que se inspirou na freguesia”.

“O livro de Alberto Santos tem sete contos. Um deles desenrola-se na freguesia de Croca e a inspiração veio através do Candil califal, uma lamparina, que é uma das peças que está em exposição no Museu de Penafiel”, explicou o autarca, salientando:

“A junta de freguesia fica contente e tem orgulho que se inspirem na nossa freguesia e então entendemos que seria oportuno e bonito tentar adaptar o conto a uma peça de teatro e transmitir à comunidade um pouco mais da nossa ligação afetiva à freguesia que já inspirou escritores no seu trabalho”.

Jorge Mota confessa que a adaptação do conto de Alberto S. Santos para peça de teatro é uma iniciativa que “está pensada há já alguns meses”, mas que “o agravar da pandemia acabou por adiar”.

A representação, garante o autarca, cumprirá todas as regras da Direção-Geral da Saúde e será transmitida em direto nas redes sociais da Junta de Freguesia de Croca, “para chegar também aos emigrantes”, esclarece o edil.

A adaptação da obra foi autorizada pelo autor.

“O dr. Alberto Santos autorizou-nos e em princípio estará presente na peça”, conclui.