Slider

Escolas de Penafiel premiadas em concurso sobre tradições populares

As escolas básicas de Rio de Moinhos e de Canelas ficaram em primeiro e terceiro lugar, respetivamente, na categoria ilustração, da segunda edição do concurso escolar promovido pela Rota do Românico sobre tradições populares locais.

 

A competição, que envolver cerca de 900 alunos, teve como público-alvo a comunidade escolar do ensino pré-escolar ao secundário, dos 12 municípios abrangidos pela Rota.

Em avaliação, nos trabalhos apresentados, adianta ainda a Rota do Românico, estiveram “saberes, modos de fazer, festas, cantigas, danças, lendas, tradições, entre muitas outras manifestações da cultura popular local”.

O concurso recebeu 44 trabalhos, nas categorias de ilustração, criação literária e fotografia e premiou os três melhores trabalhos em cada uma delas.

Além dos estabelecimentos escolares de ensino primário de Rio de Moinhos e Canelas, do concelho de Penafiel, na categoria ilustração foi ainda distinguida, com o segundo prémio, a Escola Básica de Eiró, Soalhães, no concelho do Marco de Canaveses.

Na categoria de criação literária, o primeiro prémio coube ao Externato Senhora do Carmo, de Lousada. O segundo prémio foi entregue à Escola Básica e Secundária de Airães, de Felgueiras, e o terceiro prémio foi arrecadado pela Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste.

Já na categoria fotografia, foi o Colégio de São Gonçalo, de Amarante, que arrecadou os prémios.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu a 18 de junho, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.