Slider

Ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel homenageado

O ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, Júlio Mesquita, falecido em 2020, foi homenageado, no sábado, com o descerrar de uma placa com a sua silhueta do rosto.

 

Júlio Mesquita liderou a direção da mesa administrativa da instituição entre 2011 e 2020.

A cerimónia decorreu com a presença de familiares, amigos, irmãos da misericórdia, diretores da instituição e do presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

A iniciativa, avançou ao Penafiel Magazine o atual provedor, partiu de três irmãos que também são membros da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel.

“Esta homenagem já era para ter sido feita em outubro do ano passado. Não fomos nós que a organizamos. A Mesa Administrativa foi convidada a estar presente na iniciativa que esses três irmãos quiseram fazer”, explicou Joaquim Barbosa Esteves, acrescentando:

“Estivemos sempre abertos à homenagem que quiseram fazer, porque achamos que toda a gente que trabalha, que está aqui a dar o seu tempo e tenta fazer o melhor possível, deve ser reconhecido”.

 

 

Durante a cerimónia de homenagem, o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, considerou, em declarações ao Novum Canal, que “é uma homenagem justíssima” a que se prestou “ao grande cidadão penafidelense que dedicou grande parte da sua vida a servir a comunidade”.

“Foi um homem bom, dedicado à comunidade e para quem a palavra solidariedade era uma palavra muito preenchida e com muito sentido. Por isso quis estar aqui hoje em representação dos penafidelenses a prestar esta homenagem”, acrescentou o autarca.

Hermínia Mesquita, viúva do ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, também considerou o reconhecimento “merecido”.

“Ele se estivesse aqui achava que estava a ser reconhecido com aquilo que fazia.  Estava muito contente. Gostava do que lhe estavam a fazer”, referiu.

Júlio Mesquita faleceu em maio de 2020 aos 74 anos. A 03 de março de 2021, foi reconhecido, a título póstumo, pela Câmara Municipal de Penafiel com o título de cidadão honorário e foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro do concelho de Penafiel.