Slider

EXPOSIÇÃO ARTES E OFÍCIOS TRADICIONAIS PENAFIEL NO MUSEU MUNICIPAL

O Museu Municipal de Penafiel acolhe a exposição “Das artes e ofícios tradicionais de Penafiel no programa Tradições EDP”, resultante do projeto “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel”, coordenado pelo Museu Municipal e apoiado pela EDP Produção no âmbito do Programa Tradições 2018/2020.

Esta exposição mostra todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do projeto “PARTO – Penafiel, Artes e Ofícios” e conta com a intervenção de diversos artesãos, de vários ofícios, do concelho de Penafiel.

“Com este projeto, desenvolvido e coordenado pelo Museu Municipal, o Município de Penafiel pretende promover a preservação e a divulgação das suas tradições enquanto elementos patrimoniais identitários, valorizar os seus artesãos e estimular a transmissão destes saberes, fomentando o espírito de partilha e de aprendizagem”, especificam.

Integrando as atividades previstas na terceira fase de implementação do projeto, esta exposição pretende valorizar a promoção e divulgação das artes e ofícios tradicionais do concelho, dos seus artesãos, e revelar a mostra dos trabalhos realizados pelos formandos no decurso dos dois workshops realizados em julho de 2019, bem como os novos produtos concebidos pela designer Gabriela Gomes e executados por artesãos locais.

A inauguração da exposição, que estará patente até ao fim de fevereiro de 2021, foi reservada, por força das circunstâncias e do limitado número de pessoas que poderiam estar presentes em simultâneo na sala de exposições, obrigando os responsáveis do Museu a dividir os participantes em duas partes, pelo que não foi possível juntar todas as pessoas que participaram no projeto. Assim foi possível contar com a presença de alguns dos participantes nos workshops que decorreram no âmbito deste projeto e, mais tarde, os artesãos que integraram todo o projeto.

Refira-se que a sessão de inauguração da exposição, na sala de exposições temporárias do Museu Municipal, contou com a presença da diretora do Museu, Maria José Santos, da vereadora da Câmara Municipal, Susana Oliveira, de Helena Sousa, da Escola Secundária de Penafiel, Teresa Soeiro, antiga Diretora do museu, e de Helena Gomes, representante da EDP Produção.

Foi ainda apresentado o website PARTO – Penafiel, Artes e Ofícios, nome escolhido para promoção e divulgação do projeto “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel” que pode ser consultado em: www.projetoparto.org