Slider

FC Águias Santa Marta fecha primeira volta com balanço “muito positivo” [C/ÁUDIO]

Concluída a primeira volta da fase regular do campeonato nacional da 1ª divisão de futsal feminino, Emanuel Moreira faz “um balanço muito positivo” do desempenho do FC Águias de Santa Marta na competição, até ao momento.

 

Com 13 jornadas decorridas, a equipa penafidelense ocupa quinta posição da tabela, com 21 pontos, a cinco de distância do quarto posto, em zona de acesso à fase de apuramento de campeão, lugar que ocupou durante largas semanas, e de onde saiu apenas após as recentes derrotas com Benfica e Sporting.

Por isso, o treinador Emanuel Moreira garante estar “bastante orgulhoso” pelo trabalho desenvolvido até agora, lembrando que o objetivo da temporada, que passa pela permanência no escalão máximo do futsal feminino em Portugal, já está muito perto de ser atingido apenas com a primeira volta concluída.

“Temos 21 pontos. No inicio da época projetamos que, em principio, uma equipa que fizesse entre 30 e 33 pontos garantiria a manutenção. Estou bastante orgulhoso por aquilo que temos sido capazes de fazer. A equipa está em crescendo e a entrar em níveis competitivos bastante elevados, mas tem faltado alguma experiência em algumas fases do jogos”, argumentou.

 

 

O técnico do FC Águias de Santa Marta sublinha que a “manutenção” foi “o objetivo colocado em cima da mesa no inicio da época”, mas assume que “seria hipócrita” se dissesse “que não” gostaria de lutar por outros voos, depois de “cinco semanas” em lugar de qualificação para a fase de campeão.

No entanto, adverte que o clube do concelho de Penafiel não dispõe das mesmas “condições de trabalho” de outros adversários que ambicionam o mesmo objetivo.

 

 

Emanuel Moreira esclarece, por exemplo, que no último mês, por interdição do Pavilhão de Novelas, equipa viu-se obrigada a jogar e a treinar em Rio de Moinhos, contrariedade que se refletiu nos recentes resultados.

“Em Rio de Moinhos, as condições são bastante más para aquilo que era o treino anteriormente. Há muitos anos que se joga no Pavilhão de Novelas e desde que mudamos decaímos bastante em termos de prestação em campo e, essencialmente, em termos de condições de treino. Além dos adversários, também temos de lutar contra isso”, lamenta.

O campeonato, que parou devido às festividades de Natal e Ano Novo, regressa a 2 de janeiro.  O FC Águias de Santa Marta desloca-se a Torres Vedras para medir forças com o Arneiros, no encontro da 14ª jornada, o primeiro da segunda volta.