Slider

ISCE DOURO PROMOVE DEBATES PELA VALORIZAÇÃO INTERVENÇÃO SOCIAL

Realiza-se esta terça-feira, ao fim da tarde, o último de quatro webinars dinamizados pelo Departamento de Educação do ISCE Douro desde o início de janeiro.

Com início marcado para as 18:00 horas e com transmissão em direto no canal de Youtube do ISCE Douro, o webinar subordinado ao tema “Webinar Educação Positiva: Pais e Educadores”, contará a abertura solene do presidente do ISCE Douro, Rui Brito Fonseca, com a participação de Belmiro Barbosa Pereira, presidente da Direção da Associação para o Desenvolvimento de Lagares, de Mónica Almeida, Coordenadora Técnica do CDLS 4G, de Barbara Amorim, Coach e Facilitadora em Parentalidade Consciente e ainda de Madalena Sofia Oliveira, investigadora e professora adjunta convidada no Instituto e noutras instituições de Ensino Superior.

Subordinados a temas diversos, os webinars até aqui realizados surgem no seguimento do primeiro ano de funcionamento da Licenciatura em Educação Social naquela instituição de ensino superior sediada em Penafiel.

Recorde-se que no mais recente webinar, subordinado ao tema “O futuro do 3º Setor: da Inovação Social à intervenção comunitária” foi possível aos participantes aprenderem com a partilha de dois exemplos de sucesso de inovação social, a Agência de Empreendedores Sociais (SEA) e a Cooperativa Social PROPELLA.

Ao PENAFIEL MAGAZINE, a Coordenadora da Licenciatura em Educação Social, Sílvia Azevedo, reforçou a pertinência destes webinars que surgem “como um importante complemento ao trabalho em contexto social que o ISCE Douro se propõe a fazer na região do Tâmega e Sousa, primeiro com o lançamento da Licenciatura e mais recentemente com o lançamento do MBA em Direção e Gestão das Organizações de Economia Social”.

A dinamização destes webinars tem tido uma marca comum; o envolvimento de variados parceiros nas ações. De resto, a moderação do último webinar, da responsabilidade de João Pedro Begonha, Secretário Geral da Associação Empresarial de Penafiel é apenas um dos muitos exemplos disso mesmo.

A Coordenadora da Licenciatura em Educação Social, Sílvia Azevedo, explica este envolvimento: “Desde o primeiro dia em que começámos a preparar esta licenciatura tínhamos como assente a importância de estabelecer e potenciar estas redes e parcerias. Sabendo bem do peso do setor social na região do Tâmega e Sousa e da sua importância no panorama social, temos bem presente que estas parcerias são fundamentais e temos vindo a trabalhar as mesmas”.

“A licenciatura é assente numa série de parcerias que se refletem nos estágios realizados pelos estudantes e mesmo o MBA conta com o apoio de diversos parceiros entre eles a Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social (APTSES), a CIM Tâmega e Sousa, a Câmara Municipal de Penafiel e a Associação Empresarial de Penafiel”, acrescenta.

Ainda em relação ao MBA, refere o presidente do ISCE Douro, Rui Brito Fonseca, ser “uma oferta inovadora que pretende contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências de profissionais para a gestão de instituições e equipamentos sociais, numa altura em que, em função da crise económica, este tipo de Organizações Sociais ganharão uma importância ainda maior na nossa região”.

O presidente do ISCE Douro, em Penafiel, considera que a formação superior disponibilizada na área da Educação Social, constituiu-se como um instrumento de trabalho essencial para as organizações da economia social que pretendem estar na vanguarda do século XXI.

O MBA funcionará num modelo de ensino b-learning (presencial e à distância), tem início previsto para março e as candidaturas estão abertas em www.iscedouro.pt