Slider

Jangada Teatro apresenta em Penafiel espetáculo adaptado de livro de Alberto S. Santos

“Correr o Fado” é o nome do espetáculo, que vai para a cena no sábado, em Penafiel, e que resulta da adaptação de parte de um livro de contos do escritor e penafidelense Alberto S. Santos.

 

Juntando a literatura ao teatro, a Jangada Teatro, companhia de teatro com sede em Lousada, irá apresentar uma peça “inspirada nas lendas locais”, que pretende retratar o património imaterial da região do Tâmega e Sousa, revelou o diretor artístico da companhia, Luís Oliveira.

O espetáculo, que marca o regresso dos eventos culturais a Penafiel, após o confinamento, está agendado para as 21:30, no jardim municipal (ou no auditório municipal se as condições meteorologias não permitirem o espetáculo ao ar livre), com limitação de lugares.

 

 

A iniciativa irá assinalar a Noite Europeia dos Museus.

“Os museus guardam memórias e nós quisemos trazer para esse ambiente propício o relembrar desse património imaterial da região”, adiantou Luís Oliveira.

Escrita integralmente em verso “para ser mais atrativa”, a peça “Correr o Fado” poderá ser vista “por miúdos e graúdos”.

“Há uma ou outra palavra que no imediato possa não ser bem apreendida pelos mais novos, mas depois podem perguntar o que ela significa.  A temática é muito interessante. Tem um trabalho físico muito interessante. E tem um elemento tradicional que são os bonequinhos de luva que são também um atrativo para os mais novos”, concluiu.

 

Condições de segurança reunidas para a realização do espetáculo

Susana Oliveira, vereadora da Cultura da Câmara de Penafiel,  garantiu, em declarações ao Penafiel Magazine,  que “estão garantidas todas as condições de segurança” para a realização do espetáculo.

“Queremos, cumprindo com todas as regras, dar um cheirinho de reabertura à nossa comunidade”, disse.

A vereadora explicou, ainda, que o objetivo da comemoração da Noite Europeia dos Museus é “provocar as pessoas a irem ao Museu”.

“Ao virem ver uma peça de teatro, aproveitam que chegam dez minutos mais cedo e até visitam as nossas salas e as nossas exposições”, referiu Susana Oliveira, adiantando:

“Ainda há muitas pessoas que não conhecem o nosso museu e nós queremos trabalhar esse aspeto”.

O espetáculo será transmitido em direto no canal de Youtube da Câmara Municipal de Penafiel e nas páginas de Facebook da Câmara Municipal de Penafiel e do Museu Municipal.