Slider

Junta de Galegos vai ajudar a população a aceder à Internet

A Junta de Freguesia de Galegos vai ajudar a população a aceder à Internet, avançou ao Penafiel Magazine a presidente.

 

“Vamos ajudar as pessoas que não saibam mexer com a Internet, por exemplo, a criar um e-mail, enviar um currículo, fazer pesquizas no google”, exemplificou Laura Duarte.

A iniciativa da autarquia local resulta da adesão ao programa de voluntariado nacional “Eu Sou Digital”, lançado em julho pelo MUDA (Movimento pela Utilização Digital Ativa), e que tem como objetivo promover a literacia digital de um milhão de adultos em Portugal, até ao final de 2023.

O projeto destina-se a todos os portugueses, em particular os adultos com mais de 45 anos, que não saibam utilizar a Internet.

As ações de capacitação digital estão a ser desenvolvidas em locais de proximidade da comunidade, como juntas de freguesia, escolas e lares.

De acordo com a presidente de junta de freguesia de Galegos a intenção da adesão ao programa é “tentar não deixar ninguém para trás a nível tecnológico”.

“Pretendemos ajudar as pessoas a estrarem mais instruídas, a serem mais dinâmicas e a saberem desenrascar-se com a Internet. Pensamos que toda a gente sabe mexer, mas o que é facto é que ainda há uma grande parte da população que não sabe. E isso faz falta, porque cada vez mais, tudo é digital”, argumentou.

Laura Duarte indicou, ainda, que a freguesia “já tem quatro jovens voluntários, que fizeram formação no sábado, disponíveis para trabalhar no projeto”.

Os interessados em receber formação, salienta, devem efetuar a sua inscrição na Junta de Freguesia de Galegos.