Slider

Junta de Rio de Moinhos está a construir zona de lazer junto ao rio Tâmega

A Junta de Freguesia de Rio de Moinhos está a investir cerca de dois mil euros na recuperação da zona ribeirinha de Barco do Souto, junto ao rio Tâmega.

 

Henrique Martins, presidente de junta, adiantou ao Penafiel Magazine que a obra vai consistir na limpeza da vegetação infestante, colocação de mesas para merendas, cestos do lixo e placas informativas de que a zona não é adequada a banhos.

O objetivo, garante o autarca, é construir uma zona de lazer “minimalista”.

“A nossa intenção é manter o espaço o mais natural possível. Não queremos nada que seja estranho ao habitat natural. Pretendemos ser o menos invasivos possível e manter o mais natural possível o que lá existe”, explicou Henrique Martins, acrescentando:

“A ideia é criar apenas algumas condições para que as pessoas possam usufruir do contacto com a natureza o mais natural possível, que possam ouvir o chilrear dos pássaros e estarem ali em paz, na companhia da tranquilidade das águas e umas paisagens muito serenas”.

“O objetivo da intervenção não é tornar o local viral. Não nos interessa visitas massivas, porque acabam por destruir aquilo tudo”, disse, ainda.

 

 

A obra de construção do futuro Parque de Lazer de Barco do Souto contempla, também, a criação de um parque de estacionamento e melhoria das acessibilidades.

“Estamos na fase inicial. Ainda temos umas semanas de obras”, referiu Henrique Martins.

“A previsão é que a obra esteja concluída no próximo mês. Esta época balnear as pessoas já vão poder usufruir daquele espaço de lazer”, concluiu.