Slider

Liga de Amigos do Hospital Padre Américo assinala 30.º aniversário com homenagens

A Liga de Amigos do Hospital Padre Américo vai celebrar, no sábado, o seu 30.º aniversário, prestando uma homenagem a alguns dos seus sócios fundadores e benfeitores, adiantou ao Penafiel Magazine José Manuel Oliveira, membro da direção.

 

“É um reconhecimento àqueles que tiveram um papel extraordinário no desenvolvimento da associação”, explicou.

A sessão solene de comemoração da data, indica o também sócio fundador, “este ano será singela e muito simples” e decorrerá a partir das 16:30, no auditório da Associação Empresarial de Penafiel.

Além da homenagem e elevação à categoria de “Amigos” Honorários e Benfeitores, o programa da cerimónia contempla, ainda, uma palestra sobre “A Vida e Obra do Pai Américo”, protagonizada por José Fernando Coelho Ferreira, e a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Liga, eleitos a 20 de novembro.

Pelas 15:30, haverá uma missa solene na Igreja do Sameiro.

“O contexto pandémico”, lamenta José Manuel Oliveira, “ainda não permite que o aniversário seja celebrado com um maior ajuntamento e com o habitual jantar de confraternização entre todos os elementos e amigos da Liga”.

“O facto de já haver possibilidade de celebração da data é um sinal de esperança de que a situação possa melhorar em breve”, acrescentou aquele que é um dos principais rostos da liga.

Retomar o serviço de voluntariado “em pleno” no hospital, confessa, é neste momento o principal anseio da Liga de Amigos do Hospital Padre Américo.

“O voluntariado esteve suspenso durante muito tempo, devido aos constrangimentos da pandemia. Só retomou em parte, em junho, mas ainda não estamos a funcionar em pleno. Essa é uma atividade fundamental para o hospital e nós estamos todos muito ansiosos e esperançosos que volte ao seu funcionamento normal”, desabafou.

Contudo, durante o período pandémico, ressalvou José Manuel Oliveira, “a liga teve atividade à mesma e até bastante ativa”.

A associação, indicou, “esteve a trabalhar na complemantarização de uma série de atividades do hospital”.

“Fizemos uma campanha no Facebook de angariação de verbas para a aquisição de ventiladores e de equipamentos de proteção individual, colaboramos com os serviços sociais do hospital na atribuição pontual de bens de primeira necessidade a utentes carenciados, comparticipamos a aquisição de vacinas antialérgicas, emprestamos cadeiras de roda e camas articuladas, e equipamos vários serviços do hospital com televisores”, exemplificou.

“O trabalho da Liga vai muito para além do voluntariado”, concluiu.

Fundada a 27 de novembro de 1991, a Liga de Amigos do Hospital Padre Américo é uma associação de solidariedade social, sem fins lucrativos, que tem por objetivo o apoio social aos utentes do hospital.

A associação, que nasceu para dar apoio e promover o voluntariado, foi crescendo e reforçando ao longo do tempo a interação com o Hospital, através de iniciativas que resultam de acordos e protocolos com os órgãos de Gestão.

Atualmente, a coletividade conta com cerca de 150 sócios, dos quais 80 compõem o corpo de voluntariado.