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LOUSADA ABRE NACIONAL DE RALICROSS ATÉ 2024 E RECEBE TAÇA EM 2022

O Eurocircuito da Costilha, em Lousada, vai ser palco de abertura do Campeonato de Portugal de Ralicross até 2024 e receberá a Taça de Portugal já no próximo ano.

A revelação foi feita pela nova promotora do campeonato, a GO.NOW Motorsport que, além da revelação do calendário para este ano, coloca Lousada na abertura das três edições seguintes do campeonato, com a particularidade de receber jornada dupla logo no início das temporadas de 2023 e 2024, que seguramente farão a combinação perfeita entre o entusiasmo do público e a adesão massiva de pilotos, desejosos de iniciar da melhor maneira os campeonatos tendo como cenário uma região apaixonada por desporto motorizado.

À semelhança do que vai acontecer este ano, as três temporadas a partir de 2022 vão ser também compostas por um total de sete jornadas, sendo que todas elas são pontuáveis para o Campeonato e os pilotos deitam fora o pior dos sete resultados conseguidos ao longo do ano. A isto, e como vem já sendo hábito, junta-se a Taça de Portugal, a grande festa de final de época que passa também a ser realizada de forma rotativa nas várias pistas que fazem parte do calendário do RX Portugal.

Taça que acaba por determinar quem realiza duas provas para o Campeonato e em que anos, isto porque quem organiza a Taça recebe apenas uma jornada do RX Portugal no ano em que é palco da Taça e no que o antecede, o que explica que Lousada, que receberá esta prova em 2022, apenas receba uma etapa dos campeonatos nacionais deste e do próximo ano. Excepção feita a Castelo Branco que até 2024 recebe apenas uma visita do Campeonato de Portugal de Ralicross.

A primeira etapa do Campeonato de Portugal de Ralicross está marcada para Lousada entre 23 e 25 de Abril, num campeonato que passa a ter sete provas, medida tomada entre a FPAK e os novos promotores com o intuito de reduzir custos para os participantes e garantir um maior intervalo de tempo entre as corridas, que facilitem a preparação dos carros dos pilotos antes de cada jornada e que lhes dêm uma certa margem para permitir, tanto no plano financeiro como logístico, a participação num maior número de provas.

Outra notícia interessante para este ano é a realização do Troféu Júnior Kartcross. Destinado a jovens dos 13 aos 16 anos e com cilindrada de 600 cc, a competição visa promover o futuro da modalidade, com os jovens pilotos a levar a cabo cinco jornadas ao longo do ano, uma em cada um dos circuitos que serve de palco ao Campeonato Nacional.