Slider

Misericórdia de Penafiel vai fazer obras nos Lares de S. Martinho e Oliveira Mendes

A Santa Casa da Misericórdia de Penafiel vai realizar obras de restauro nos Lares de S. Martinho e Oliveira Mendes, avançou ao Penafiel Magazine o provedor da instituição.

 

Joaquim Barbosa Esteves garante que as intervenções “são uma necessidade” e que constituem, por isso, “as prioridades de investimentos” a realizar pela atual Mesa Administrativa.

“No Lar de S. Martinho, em Milhundos, a intervenção passará pela melhoria das instalações, cobertura, aquecimento e instalação de painéis solares para que possamos passar a ter autonomia no fornecimento de energia”, detalhou o líder da direção da instituição prosseguindo

“No Lar Oliveira Mendes, o objetivo é fazer uma remodelação na integra do edifício, que é o que está mais degradado. Queremos criar condições para poder receber utentes com problemas mentais e não os ter junto dos outros, como acontece atualmente”.

O presidente da Mesa Administrativa adianta que “os projetos estão realizados, as candidaturas estão submetidas” e acrescenta que a direção “só está à espera dos resultados para saber em que condições vai ser feita a subsidiação”.

“Queremos mesmo ver se conseguimos fazer estas obras neste nosso mandato. Ainda faltam três anos. Penso que estamos em condições de poder fazer isso”, garantiu.

 

Transformar prédio da Rua Direita em apartamentos para habitação é outro projeto da direção

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel disse, ainda, que a direção tem também em andamento um projeto para a transformação do prédio que a instituição detém, na Rua Direita, junto à Igreja Matriz de Penafiel, em apartamentos de habitação para arrendar.

A candidatura, avança, já foi apresentada ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

“Estamos a aguardar a decisão”, anota Joaquim Barbosa Esteves, argumentando que “as Misericórdias têm que começar a pensar em ter meios de subsistência e algum lucro”.

 

Inauguração de cozinha universal e de viatura elétrica serão feitas em breve

Sobre os investimentos realizados até ao momento pela atual Mesa Administrativa, o provedor destacou a conclusão da obra de construção da designada “cozinha universal”, localizada no espaço da antiga adega, no polivalente junto ao Lar de Santo António, que, explicou, “permitirá a confeção das refeições para todas as valências da Santa Casa da Misericórdia”.

Além disso, Joaquim Barbosa Esteves disse que recentemente foi feita também a aquisição de uma nova viatura elétrica, que fará o transporte dessas mesmas refeições.

A inauguração dos novos equipamentos “será feita em breve”, concluiu o provedor.