Slider

MUNICÍPIO PENAFIEL ENTRE OS PRIMEIROS NA EUROPA ADERIR AO GREEN CITY ACCORD

atividade física

O Município de Penafiel aderiu oficialmente ao Green City Accord, um dos primeiros na Europa a juntar-se a este movimento que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de todos os europeus e acelerar a implementação de leis ambientais.

O Green City Accord pretende que os municípios aderentes se comprometam em cinco áreas chave: qualidade do ar, qualidade da água, conservação da natureza e biodiversidade, economia circular e gestão de resíduos, e poluição sonora.

Penafiel e Torres Vedras são, para já, as únicas cidades portuguesas a nível europeu a subscrever oficialmente este compromisso.

As cidades signatárias deste projecto vão traçar um plano para a implementação de medidas e metas “ambiciosas” que ultrapassem os requisitos mínimos estipulados pelas leis comunitárias e, a cada três anos, dar contas à Comissão Europeia do progresso feito.

O Green City Accord é uma iniciativa da Comissão Europeia e espera ser uma ferramenta para a concretização do Pacto Ecológico Europeu.

Segundo a organização “em 2030, as cidades serão lugares atractivos para viver, trabalhar e investir, e que apoiam a saúde e bem-estar dos europeus. Todos os europeus vão respirar ar limpo, ter acesso a água de qualidade, assim como a parques e espaços verdes, e experienciar menos ruído. A economia circular tornar-se-á uma realidade e o desperdício será minimizado, graças a uma maior reutilização, reparação e reciclagem”.