Slider

Paredes acolhe comitiva Erasmus + para troca de experiências educativas e interculturais

O Município de Paredes acolhe, durante esta semana, uma comitiva de 15 educadores de infância e gestores de escolas, do programa Erasmus +, para “uma troca de experiências educativas interculturais”, informa a autarquia.

 

A iniciativa, explica a Câmara Municipal de Paredes num comunicado publicado na sua página oficial online, desenvolve-se no âmbito do projeto Clickids Clube, e localmente está a ser promovida pelo Agrupamento de Escolas de Vilela.

O objetivo da visita “é aumentar as competências no uso da tecnologia na educação pré-escolar, promover a inclusão social e a cidadania ativa, internacionalizar as atividades educativas e informar sobre o projeto da União Europeia e sobre o sistema educativo dos países parceiros”.

A comitiva oriunda da Roménia, Letónia, Reino Unido e Turquia foi recebida, na terça feira, pelo vereador da educação, Paulo Silva, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes.

Na receção de boas-vindas, o membro do executivo sublinhou a importância deste projeto para “a partilha de diferentes perspetivas e métodos” e afirmou que a autarquia tem feito um esforço “para se adaptar às mudanças do sistema de ensino e para estar sempre ao lado das escolas do concelho”.

A professora da Roménia e coordenadora do projeto Clickids, Gabriela Alexandrescu, falou sobre “os desafios que a educação enfrentou devido à pandemia”.

O diretor do Agrupamento de Escolas de Vilela, Albino Pereira, destacou o esforço do Município de Paredes nessa fase, “com o fornecimento de computadores e tablets para o ensino online”.

Os parceiros do programa Erasmus + seguiram, depois, para o Campo de Golfe do Aqueduto, para uma atividade desportiva.

Os elementos do programa Erasmus + vão estar em Paredes até sexta-feira, 12 de novembro.