Slider

Paredes: Área ardida e número de ocorrências diminuiram em 2021

A Câmara Municipal de Paredes anunciou hoje que, em 2021, o número de ocorrências e a área ardida no concelho registou uma descida significativa em relação ao ano anterior.

 

Segundo avança a autarquia, num comunicado publicado na sua página oficial online, no ano passado, foram registadas 190 ocorrências e 36,32 hectares de área ardida. Já em 2020, o número de ocorrências tinha sido de 604 e a área ardida rondou os 350 hectares.

A freguesia que registou o maior número de ocorrências (31) foi Recarei, enquanto Gandra somou o maior número de área ardida (9,01 hectares).

Os dados foram apresentados esta sexta-feira, dia 14, pela Proteção Civil de Paredes, na reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, com o objetivo de fazer um balanço do ano 2021 e de definir estratégias de prevenção para 2022.

O vereador da Proteção Civil, Francisco Leal, citado na nota informativa, considera que  “os resultados positivos resultam do apoio de todos os operadores envolvidos e do facto dos presidentes de junta terem  colaborado quer com os bombeiros, quer com a Proteção Civil”.

“É muito importante esta colaboração para detetar problemas e falhas e para proteger as pessoas e os bens”, salienta.

A autarquia refere, ainda, que ao longo do ano passado, foram realizadas ações de sensibilização e fiscalização, nomeadamente ações conjuntas entre várias entidades.

Para 2022, avança, a estratégia passa por ações de sensibilização nos locais identificados com maiores números de ocorrências, gestão de combustível, beneficiação da rede viária florestal bem como a otimização do sistema de videovigilância, entre outros.