Slider

Paredes promove atividades para sensibilização ambiental

O Município de Paredes está a promover um conjunto de atividades, até ao dia 24 de maio, destinadas à sensibilização ambiental, informou fonte da autarquia.

 

A “Semana do Ambiente” tem como objetivo de envolver a população e a comunidade escolar nas temáticas do conhecimento, da sustentabilidade, proteção e valorização da natureza.

Durante uma semana serão realizadas várias ações que permitem chamar à atenção da população em geral e da comunidade escolar em particular para a importância da preservação do ecossistema.

Das diversas iniciativas dinamizadas pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Paredes destaca-se no dia 24 de maio, às 10:30, no Parque da Cidade de Paredes, o lançamento do projeto “Eco-Caminhadas nos Parques do Concelho”.

Durante a semana do ambiente decorrerá ainda a apresentação do livro “As Aventuras da Cuscas” pelo escritor paredense Paulo Santos.

Vai também realizar-se, dia 18, uma iniciativa de limpeza e manutenção de linha de água dinamizada pela Aprisof – Associação de Proteção dos Rios Sousa e Ferreira.

As exposições “À descoberta das nativas: uma pequena viagem sensitiva” e “Sustentabilidade e Biodiversidade em Paredes” vão estar patentes na Loja do Turismo.

A edição 2021 da semana do ambiente dedica também um dia à plantação das plantas de abóboras e hortícolas na horta da Escola Básica de Sobrosa.

No dia 19 de maio, assinala-se o “Dia das Eco-Escolas Municipal” com um webinar com as 18 Eco-Escolas e vereadores do Ambiente e da Educação do Município de Paredes.

Dia 20 de maio, são realizadas as pinturas nas sarjetas das escolas que aderiram ao projeto “O Mar Começa Aqui”. Este ano é também lançado o desafio dos insetos polinizadores: “Polinizadores de Portugal” em conjunto pelo projeto BioDiversity4All.

A exposição fotográfica “Insetos Polinizadores de Paredes” de José Fajardo poderá ser vista online no Facebook do município.

O jogo “À Descoberta do Parque” vai percorrer as escolas pela “mão” da equipa Parque das Serras do Porto.

O programa da semana do Ambiente, promovida pelo Município de Paredes, conta com parceiros diversos, desde a Ambisousa, CRE.Porto, ABAE – Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Projeto Eco-Escolas, Parque das Serras do Porto e Aprisof – Associação de Proteção dos Rios Sousa e Ferreira.