Slider

Paredes: Rebordosa volta a realizar cortejo da Serragem da Velha

A cidade de Rebordosa, em Paredes, vai voltar a acolher, na sexta feira, dia 25, o tradicional cortejo da Serragem da Velha, informou fonte autárquica.

 

Após dois anos de interregno, devido às restrições impostas pela pandemia da covid 19, a tradição pagã, realizada a meio da Quaresma, que consiste numa manifestação de rua que satiriza os costumes das velhas solteironas, vai voltar a percorrer os principais lugares da freguesia, cumprindo uma tradição secular.

Com início marcado para as 20:00, o cortejo etnográfico que realiza o funeral à “velha”, este ano chamada de Dona Galheta, vai sair do lugar de Guimbra e terminar na Praça da Comunidade, onde a mesma será queimada juntamente com os seus pertences, após leitura do testamento.

O cenário, onde a “velha” é transportada num caixão de madeira com mais de 10 metros de comprimento e ao seu lado seguem carpideiras e outras personagens, é, ainda composto por carros alegóricos, quadras jocosas dirigidas às “encalhadas” da terra e bombos.

A festa, que anualmente atrai milhares de espectadores às ruas da freguesia paredense, prolonga-se até de madrugada, com porco no espeto, um espetáculo musical protagonizado pelo cantor Zaga e uma sessão de fogo de artificio.

O evento é dinamizado pela Comissão Organizadora da Serragem da Velha 2022 e conta com o apoio de associações recreativas locais, Promov e Junta de Freguesia de Rebordosa.