Slider

Penafidelense Paula Barbosa sobe ao pódio no nacional de Trail Ultra Endurance [C/ÁUDIO]

A penafidelense Paula Barbosa conquistou o terceiro lugar da geral feminina e a primeira posição no escalão F45 no Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, que decorreu no passado fim-de-semana, na Serra de São Mamede, com partida e chegada em Portalegre.

 

A atleta, que representa EDV – Viana Trail, concluiu o percurso de 106 quilómetros e com cerca de 4.500 metros de desnível positivo pela região do Alto Alentejo, em 14:47:27 horas, tendo sido superada apenas por Sofia Roquete (OCS – Arrábida Trail Team) e Vera Bernardo (ARCD Venda da Luísa).

Paulo Barbosa não conseguiu revalidar o título conquistado no ano passado, mas garante que ficou “felicíssima” com o resultado alcançado, sobretudo por ter sido depois de ter enfrentado vários meses de paragem forçada em virtude de uma grave lesão.

 

 

“Claro que eu queria ganhar e achava que ia conseguir mais, mas o mais importante foi conseguir voltar a competir. Tinha fraturado o perónio, mas fui muito bem acompanhada pela equipa médica. Tive um apoio fantástico e sempre me deram muita força, além de física, psicológica. Sabia que ia correr tudo, que ia voltar a correr e voltar a ganhar”, confessou.

Por via do título arrecado em 2021, a atleta natural de Penafiel vai representar a seleção feminina portuguesa no Campeonato do Mundo de Trail Ultra Endurance, agendado para novembro.

Paula Barbosa promete “dar o melhor” na competição que vai decorrer na Tailândia, mas admite que “será muito difícil conseguir um lugar nas da frente”.

 

 

“Vou trabalhar muito, como sempre, porque quer muito fazer um bom Mundial. É muito difícil conseguir um lugar nas da frente, mas tenciono ajudar a equipa feminina e se conseguir ajudar a alcançarmos um bom lugar coletivo ficarei muito feliz. Este ano, decidi fazer poucas provas para não chegar ao Mundial desgastada. Espero lá chegar no meu pico de forma”, adiantou.