Slider

Penafiel assinalou as Endoenças de forma simbólica com milhares de tigelinhas

O Município de Penafiel e a Junta de Freguesia de Eja assinalaram as Endoenças de forma simbólica, na quinta-feira, iluminando milhares de tigelinhas, no Cais de Entre-os-Rios.

 

As tigelinhas, no seu conjunto, exibiram uma cruz, as silhuetas da Nossa Senhora das Dores e do Nosso Senhor dos Passos e ainda a frase “Luz é Esperança”.

O momento, que pretendeu sobretudo não deixar cair uma tradição secular e de elevada importância para o sentimento de pertença da comunidade, foi filmado e divulgado minutos depois nos canais de comunicação do Município (Facebook, Instagram e Youtube).

A iniciativa decorreu dentro das normas em vigor do estado de emergência, nomeadamente para evitar aglomeração de pessoas.

 

Endoenças 2021 2

 

As Endoenças constituem uma iniciativa religiosa ímpar, caracterizada pela colocação, todos os anos, de mais de 50 mil tigelinhas a iluminar as duas margens do rio Tâmega, bem como uma Procissão acompanhada por “Barcos de Fogo” junto ao rio.

“Este ano, mais uma vez, não é possível cumprir com esta que é uma das mais belas tradições do nosso concelho e uma das mais encantadoras manifestações religiosas de Penafiel e do Norte do Portugal. Mas, e à semelhança do ano passado, transmitimos simbolicamente uma mensagem de esperança, que é exatamente aquela que todos nós precisamos nesta altura: sentir que o esforço que temos feito vai valer a pena, que estes tempos de tanto sofrimento e de tanta dor vão ser ultrapassados e que esta luz das Endoenças vai com certeza ser uma luz de esperança para que a pandemia fique para trás”, disse o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, citado no comunicado.