
O Município de Penafiel e a Junta de Freguesia de Eja assinalaram as Endoenças de forma simbólica, na quinta-feira, iluminando milhares de tigelinhas, no Cais de Entre-os-Rios.
As tigelinhas, no seu conjunto, exibiram uma cruz, as silhuetas da Nossa Senhora das Dores e do Nosso Senhor dos Passos e ainda a frase “Luz é Esperança”.
O momento, que pretendeu sobretudo não deixar cair uma tradição secular e de elevada importância para o sentimento de pertença da comunidade, foi filmado e divulgado minutos depois nos canais de comunicação do Município (Facebook, Instagram e Youtube).
A iniciativa decorreu dentro das normas em vigor do estado de emergência, nomeadamente para evitar aglomeração de pessoas.
As Endoenças constituem uma iniciativa religiosa ímpar, caracterizada pela colocação, todos os anos, de mais de 50 mil tigelinhas a iluminar as duas margens do rio Tâmega, bem como uma Procissão acompanhada por “Barcos de Fogo” junto ao rio.
“Este ano, mais uma vez, não é possível cumprir com esta que é uma das mais belas tradições do nosso concelho e uma das mais encantadoras manifestações religiosas de Penafiel e do Norte do Portugal. Mas, e à semelhança do ano passado, transmitimos simbolicamente uma mensagem de esperança, que é exatamente aquela que todos nós precisamos nesta altura: sentir que o esforço que temos feito vai valer a pena, que estes tempos de tanto sofrimento e de tanta dor vão ser ultrapassados e que esta luz das Endoenças vai com certeza ser uma luz de esperança para que a pandemia fique para trás”, disse o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, citado no comunicado.