Slider

Penafiel investe 300 mil euros em projeto de programação e robótica nas escolas

A Câmara de Penafiel vai investir 300 mil euros em ‘tablets’ e robôs para impulsionar a iniciação à programação e robótica nos alunos do 3.º e 4.º anos das escolas do concelho, foi hoje divulgado.

 

O projeto contempla, também, a distribuição de manuais e a formação aos professores, garantido a continuidade no próximo ano letivo, assinalou a autarquia do distrito do Porto num comunicado.

“Quando desenhámos o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) para o nosso concelho, decidimos incluir a iniciação à programação e robótica por saber que a sua dimensão lúdica e a abordagem às novas tecnologias eram importantes para promover o sucesso escolar e tornar a escola mais interessante e apelativa para as nossas crianças”, referiu Rodrigo Lopes, vereador da Educação da Câmara Municipal de Penafiel, citado no comunicado.

 

 

O projeto assegura, por outro, lado, a contratação de técnicos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para coadjuvar os professores em sessões presenciais, “para criar novas dinâmicas com os alunos em contexto sala de aula”.

“Além dos robôs, as sessões serão enriquecidas com robôs pré-programados que, acreditamos, desempenharão um papel muito importante no despertar da curiosidade e gosto dos nossos alunos por aprendizagens inovadoras”, observou o vereador.

O manual distribuído em todas as escolas procura apoiar os professores sobre características e modo de funcionamento dos robôs pré-programados.