Slider

Penafiel promove dezenas de atividades para moradores do bairro Fonte da Cruz

A Câmara de Penafiel vai envolver os cerca de 500 habitantes do complexo habitacional social Fonte da Cruz em 36 workshops e ações de sensibilização, 20 atuações de teatro e música, ações desportivas, 17 ações de capacitação e cinco exposições e feiras.

 

A iniciativa, que resulta de um projeto que visa melhorar a qualidade de vida dos habitantes, vai ter a duração de dois anos.

“Sentir o Nosso Bairro” é o nome do programa, apresentado no sábado, que visa, ainda, oferecer à população residente do bairro de várias atividades ligadas a temáticas como educação, cultura, desporto, saúde, ambiente, tradições, património, cidadania, igualdade e inclusão.

O projeto resultada de uma candidatura que o município de Penafiel fez a fundos comunitários e terá como parceiros a ADISCREP- Associação para o Desenvolvimento de Penafiel e o Grupo Folclórico de Penafiel. A Inforpreparação – Escola de Formação Profissional e o GTN – Grupo de Teatro de Novelas são as instituições que vão dinamizar as atividades.

“Este projeto tem como objetivo central melhorar a qualidade de vida da comunidade”, explicou a vereadora da Câmara de Penafiel com o pelouro da Cidadania, Saúde e Defesa do Consumidor, Susana Oliveira, acrescentando:

“Queremos desenvolver o sentimento de orgulho, de pertença e de apropriação do bairro pelos seus residentes. Queremos que quem cá vive realmente sinta o orgulho de cá morar e faça com que as coisas corram cada vez melhor, reforçando e incentivando à aquisição de competências pessoais, sociais, profissionais, culturais e também promover a participação da comunidade no exercício de uma cidadania ativa e inclusiva”.

 

 

Por sua vez, Antonino de Sousa, presidente da Câmara de Penafiel, considerou “o projeto muito interessante”.

“São ações imateriais, não são obras físicas que vamos fazer, mas que entendemos que são importantes também para promover a qualidade de vida nesta comunidade”, referiu, acrescentando:

“Tenho a certeza que vai ser um projeto que vai deixar marcas muito positivas nesta comunidade”.

Em representação dos moradores e na qualidade de técnico agregado ao projeto pela parte do Grupo Folclórico de Penafiel, Luís Oliveira, foi quem falou aos jornalistas, no final da apresentação do “Sentir o Nosso Bairro”.

 

 

O jovem disse não ter dúvidas que o projeto “é de elevada importância para a comunidade” e garantiu que os residentes estão “muito entusiasmados”.

“É um projeto que vai trazer novas nuances, novos conhecimentos, novas práticas que a população em geral não estava tão habituada, mas é um projeto que a população vê com bons olhos e que abrange todas as faixas etárias”, indicou.

A cerimónia iniciou-se com uma representação teatral do Grupo de Teatro de Novelas.