Slider

Penafiel promove o festival literário Escritaria de 24 a 31 de outubro

O festival literário Escritaria de Penafiel vai decorrer de 24 a 31 de outubro, com dezenas de atividades dedicadas ao livro, ao teatro, a exposições, música e arte de rua.

 

A edição de 2021 do evento vai homenagear o escritor cabo-verdiano Germano Almeida, Prémio Camões em 2018.

Entre 27 e 31 de outubro, o Espaço do Livro vai estar patente no Largo Padre Américo, entre as 10:30 e as 20:00.

A 24 de outubro, dia de abertura do festival, pelas 11:00, o Cinemax vai receber o Histórias Mágicas com Clara Haddad e, à tarde, no Museu Municipal de Penafiel, realizar-se-á a apresentação do livro Escritaria 2020.

No dia 25 de outubro, no Recreatório Paroquial de Penafiel, pelas 21:30, realiza-se a iniciativa À conversa com Francisco Topa, José Carlos Seabra Pereira e Maria do Carmo Cardoso Mendes, com moderação de Adelaide Galhardo

Na terça, 26 de outubro, também no Recreatório Paroquial, às 21:30, decorre outro À conversa com Bruno Santos, Carla Anjos, Fedra Santos, Francisco Fonseca, Joana Estrela, Matilde Horta e Paulo Neves, e com moderação de Adelaide Galhardo

No dia 27 de outubro, pelas 10:30, no Largo Padre Américo, realizar-se-á a abertura do Espaço do Livro. À tarde o autor homenageado visitará o Espaço do Livro e haverá a atuação do grupo de teatro Boca do Mundo. À noite, no Cinemax, será feita a exibição do filme “O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo”, de Francisco Manso.

No dia 28, Germano Almeida encontrar-se-á, entre as 10:00 e as 14:30, com os alunos das Escolas Secundárias de Penafiel, Joaquim Araújo e Pinheiro.  À noite, no Cinemax será exibido o filme “Os dois irmãos”, de Francisco Manso.

No dia 29 outubro, na cidade de Penafiel, será feita a inauguração da Escultura, Frase, Arte Pública e Streetaria e, à noite, o coreto do jardim do Calvário acolhe, pelas 21:30, o concerto Bossa & Morna.

No dia 30 outubro, pelas 11:00, na Biblioteca Municipal de Penafiel será inaugurada a exposição “Germano Almeida, o prazer da escrita através da imagem”, com ilustrações e obras de Bruno Santos, Carla Anjos, Fedra Santos, Francisco Fonseca, Joana Estrela, Matilde Horta e Paulo Neves.

À tarde, pelas 15:00, no Museu, decorre a inauguração da exposição “Pela janela do olhar”, de Mafalda Rocha.

Nesse dia será, ainda, feito o lançamento do livro Germano Almeida e, às 21:00, a Quinta da Aveleda receberá as Conversas na Eira, com Fernando Alves e Germano Almeida.

No último dia do Escritaria, pelas 11:00, o Cinemax acolhe mais uma atividade Histórias Mágicas e, pelas 15:30, no Museu decorrerá uma grande homenagem em torno da vida e obra de Germano Almeida, com Mário Lugarinho, Fernanda Almeida e Ana Cordeiro, e moderação de João Céu e Silva (com transmissão online).

No comunicado, a autarquia acrescenta que “o programa é, ainda, provisório, mas quase definitivo. Os horários podem estar sujeitos a alterações. O programa final contará ainda com outras iniciativas a anunciar muito brevemente, sendo posteriormente atualizada toda a programação final”.