Slider

Penafiel Racing Fest regressa em julho com provas a contar para campeonatos nacionais de desportos motorizados

O festival de desportos motorizados “Penafiel Racing Fest” vai voltar às ruas da cidade e de várias freguesias de Penafiel nos dias 8, 9 e 10 de julho, informou hoje fonte da organização, em conferência de imprensa.

 

A retoma do evento, depois de dois anos de paragem, traz consigo novidades, nomeadamente a subida das provas de Superenduro e Drag Racing aos respetivos campeonatos nacionais.

As habituais seis provas – Rali Taça Joaquim Santos, Trial Urbano 4×4, Rali de Regularidades Históricos, Corrida Popular de Motos 50cc, Superenduro Urbano e  Drag Race – vão manter-se e  deverão ser disputadas por cerca de 200 pilotos nacionais e estrangeiros.

foto Marina Sousa

À semelhança da última edição, a organização vai voltar a disponibilizar, no Campo da Feira, corridas de Radiomodelismo, corridas com carrinhos de rolamentos assim como uma Fun Zone com bandas ao vivo, dj´s e gastronomia.

Óscar Coelho, organizador do Racing Fest, referiu que, em traços gerais, a edição de 2022  “vai ser mais ou menos igual à de 2019”, sendo que  a principal aposta vai ser “na melhoria da qualidade em cada uma das modalidades” e a criação de mais espaço para a assistência do público.

foto Marina Sousa

Para isso, adiantou, vão ser introduzidas algumas alterações nas pistas de algumas provas e na bancada.

“Especialmente as duas pistas de Trial e de Superenduro vão ser completamente novas e redesenhadas, porque para podermos receber o campeonato nacional, tivemos que aumentar a pista. A bancada, que estava em frente ao prédio da Praça,  estamos  a tentar  passa-la para o Jardim do Calvário”, especificou.

O impulsionador do Racing Fest assegura que a organização “está pronta para fazer uma grande festa novamente” e assume “ter as expectativas altas”.

Também Antonino de Sousa, presidente da Câmara de Penafiel, disse estar confiante de que esta vai ser “mais uma extraordinária edição”, acrescentando estar a contar com  a presença de muitos milhares de visitantes.

foto Marina Sousa

Salientando que este é um evento com características únicas na Europa e no Mundo o edil assegurou que os dois anos de pausa, não serviram para criar constrangimento [à sua realização], mas sim para “aprimorar a organização”.

Segundo as estimativas, em 2019, mais de 100 mil pessoas assistiram às várias provas e atividades do festival  e foram gerados mais de 250 mil euros em faturação.

O evento é organizado pela Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel.