Slider

Penafiel vai arrendar casas a privados para as disponibilizar a valores acessíveis

A Câmara de Penafiel vai arrendar casas privadas para as disponibilizar, a um valor mais baixo, às famílias carenciadas ou com rendimentos intermédios, informou hoje fonte daquela autarquia do distrito do Porto.

 

“É objetivo criar condições de acesso à habitação que permitam fixar e atrair população”, assinala-se num comunicado enviado à agência Lusa.

O novo programa, já aprovado em reunião do executivo municipal, designa-se “Penafiel Casa Acessível” e será agora sujeito a discussão pública por um período de 30 dias.

Segundo a edilidade, trata-se de “um programa municipal que se destina a dinamizar a oferta de arrendamento habitacional, em regime de renda acessível, permitindo aos proprietários arrendar os seus imóveis, com segurança e benefícios tributários, à Câmara de Penafiel”.

A medida, acrescenta a autarquia, “vai beneficiar famílias com rendimentos intermédios que não conseguem aceder ao mercado de arrendamento privado”.

Antonino de Sousa, presidente da Câmara, citado no comunicado, refere que “o lançamento deste novo programa habitacional vem dar um impulso muito positivo ao mercado de habitação acessível”.

O autarca assinala que nos últimos anos ocorreu “um aumento no valor das rendas praticadas, em especial, no centro da cidade, o que torna o acesso à habitação cada vez mais difícil”.