Slider

Penafiel volta a “Sentir o Verão” com dezenas de atividades espalhadas pelo concelho

Penafiel Sameiro

A Câmara de Penafiel vai retomar em julho o programa “Sentir o Verão”, que promove, dezenas de iniciativas culturais desportivas e recreativas em todo o concelho, informou fonte da autarquia.

 

Em comunicado, a autarquia destaca que no dia 03, às 15:00, o Museu Municipal acolhe a “Oficina de Ilustração e Escrita” com Carla Anjos, em parceria com a Associação de Amigos do Museu, destinada a jovens a partir dos 14 anos e a adultos.

“A iniciativa volta a realizar-se no dia 25 do mesmo mês, às 10:00, mas desta feita o público-alvo são as crianças, entre os cinco e os 13 anos, acompanhadas por um adulto”.

De 04 de julho a 12 setembro, todos os domingos de manhã (às 10:00), o Parque da Cidade de Penafiel vai receber a realização da iniciativa “Domingos de Bem-Estar” (yoga, meditação, técnicas respiratórias e relaxamento).

O objetivo, indica a mesma fonte, é despertar a flexibilidade física, mental, emocional e espiritual de todos os participantes, que apenas precisam de levar um tapete de yoga ou uma toalha, àgua e mente aberta para se conectarem consigo próprios.

No dia 10 de julho, às 22:00, os amantes da sétima arte vão poder assistir ao filme “Aladdin” em formato drive-in, no Cais de Entre-os-Rios, em Eja. Iniciativa que a autarquia penafidelense refere ser “aconselhada a maiores de 12 anos”.

A 11 de julho, pelas 17:30, o Coreto do Jardim do Calvário, vai receber “Ópera Intermezzo”, mini-shows de cantores líricos em forma de flash-mob ou concerto.

No dia 17, o destaque será para a “Hora do Conto e Visita ao Parque”, a decorrer às 10:30, no Parque da Cidade, iniciativa dinamizada pelo serviço da Biblioteca Itinerante e pela Divisão do Ambiente, com leituras ao ar livre e visita de exploração da fauna e flora local conduzida pelos técnicos da autarquia

Ainda no mesmo dia, realiza-se, na Praça da Escritaria, às 22:00, o concerto “Alma de Coimbra”, protagonizado por um grupo constituído por antigos e atuais estudantes da Universidade de Coimbra.

Para assinalar esta data, a “Vox Angelis” preparou um espetáculo multimédia, levando ao público os principais fados que imortalizam a voz de Amália, bem como uma narração histórica onde se conta a história de vida da fadista, com projeção simultânea de cerca de 200 fotografias inéditas, especifica a autarquia.

Entre as dezenas de iniciativas programadas que vão percorrer o concelho, está também o concerto do projeto penafidelense “Desligado”, que vai ter como pano de fundo o Mosteiro de Paço de Sousa. O espetáculo tem início marcado para as 18:30, no dia 25.

Para fechar o mês, no dia 30, às 22:00, o Largo da Ajuda vai receber o “Concerto Vox Angelis – Amália: Uma história de vida” – uma iniciativa que se insere nas comemorações dos 100 anos do nascimento de Amália Rodrigues.

No dia 31, às 10:30, realiza-se mais uma “Hora do Conto e Visita ao Jardim”, no Jardim do Sameiro, no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Conservação da Natureza, sendo que, mais tarde, às 22:00, o Coreto de Abragão recebe o concerto da banda penafidelense “The Fines”.

A Câmara Municipal de Penafiel alerta, ainda, que todos os eventos têm lotação limitada, uma vez que se impõe respeitar as normas em vigor das Autoridades de Saúde devido à pandemia da covid-19.