Slider

PETISCANDO APRESENTA VÁRIAS IGUARIAS DA GASTRONOMIA EM PENAFIEL

Os estabelecimentos de restauração, aderentes à 1ª edição do concurso gastronómico “PETISCANDO”, já estão de portas abertas para servir as melhores iguarias do concelho de Penafiel.

Até dia 11 de outubro a sugestão é petiscar num roteiro por diversos espaços de restauração em Penafiel, entre várias propostas gastronómicas, que apresentam algumas das melhores delícias para degustar e apreciar. Na iniciativa, da responsabilidade da Associação Empresarial de Penafiel (AEP), os consumidores ficam ainda habilitados ao sorteio de um voucher de 50€ a gastar num dos restaurantes aderentes.

No primeiro dia da 1ª edição do “Petiscando”, quinta-feira, 1 de outubro, o júri deslocou-se à freguesia de Abragão, acompanhados do presidente e secretário da Junta de Freguesia, José Manuel Sousa e Roberto Silva, para fazer a primeira prova de petiscos no Restaurante Rocha, com a degustação de “Revueltos de Cogumelo Portobello, Ovo e Presunto”, e o Restaurante Solar do Souto, que apresentou a sua famosa “Isca de S. Martinho”.

Para Nuno Brochado, presidente da AEP, entidade responsável pela organização do Concurso Gastronómico “Petiscando”, o principal propósito para a realização desta primeira edição é potenciar a qualidade e a promoção da restauração do concelho de Penafiel.

“Estamos confiantes que as pessoas vão aderir a esta nossa iniciativa, desejando que, de uma forma segura, venham com a família, que possam trazer também os amigos, e que façam um roteiro sobre os petiscos e a gastronomia de Penafiel”, comentou, realçando que, por estes dias, “o petisco seja o pretexto para fazer uma refeição num destes restaurantes aderentes ao concurso gastronómico”.

Até dia 11 de outubro a sugestão é petiscar num roteiro por diversos espaços de restauração em Penafiel, entre várias propostas gastronómicas, que apresentam algumas das melhores delícias para degustar e apreciar

Também o vereador da Câmara de Penafiel, Pedro Cepeda, que integra o júri, enalteceu a iniciativa, que conta com o apoio do município, a adesão dos restaurantes e a valorização da gastronomia, enquanto móbil de atratividade para o território como destino de eleição.

“A gastronomia é um motor do turismo e é uma atividade determinante para promover o nosso território, atrair pessoas, como aliás acontece aqui em Abragão onde a qualidade dos restaurantes e o atrativo da gastronomia muito tem contribuído para as pessoas se deslocarem ao nosso território”, afirmou.

Esta é a primeira edição do Concurso Gastronómico “Petiscando” e assume o objetivo de promover e divulgar a Gastronomia do concelho junto da população em geral e de todos os visitantes, tendo como base a confeção de pratos criativos e típicos da região, pretendendo-se contribuir para a dinamização da restauração local bem como a melhoria da oferta turística do concelho.

Promovido pela Associação Empresarial de Penafiel, com o apoio da Câmara Municipal, o objetivo, revela Nuno Brochado, é estimular as pessoas a ir, com confiança, aos restaurantes.

“Procuramos dinamizar e promover a atividade neste importante domínio da restauração, até porque foi fortemente fustigado por esta pandemia. Sabemos que as pessoas estão a consumir menos nos espaços de restauração e com esta iniciativa procuramos essencialmente trazer as pessoas até aos restaurantes de forma segura”, afiançou, ressalvando que “sempre fomos muito sensíveis à crise, motivada pela pandemia, neste sector”.

O objetivo foi também, com a oferta de publireportagens nos jornais locais, como prémio do concurso gastronómico, “aliar esta iniciativa a um outro sector que sabemos também tem passado por uma situação difícil que é o da Comunicação Social”.

“Se trabalharmos em conjunto vamos ter muitos mais ganhos. Entendemos que trabalhando assim, todos em conjunto, é muito mais fácil conseguir atingir todos os objetivos e sair desta crise em conjunto e não de uma forma isolada, que levaria muito mais tempo a conseguir reagir”, concluiu Nuno Brochado.

O primeiro concurso gastronómico “PETISCANDO” em Penafiel, decorre até ao dia 11 de outubro. Nesta primeira edição participam 15 estabelecimentos do setor da restauração e similares do concelho de Penafiel.

No final do concurso serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados do «Prémio do Júri», num escrutínio deliberado por um júri composto por três elementos (dois da organização e um externo). Será ainda atribuído o «Prémio do Público», que premiará o estabelecimento que obtiver mais “gostos” na fotografia do seu petisco num álbum de fotografias do concurso que estará presente na página de Facebook da Associação Empresarial de Penafiel.