Slider

Poço da Levada em Rio Mau está a ser recuperado

A Junta de Freguesia de Rio Mau anunciou que já arrancaram as obras de recuperação do Poço da Levada, espaço que integra o património natural da freguesia e cuja reabilitação é um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Municipal de Penafiel de 2018.

 

Manuel Soares Silva, presidente da Junta de Freguesia de Rio Mau, em declarações ao Penafiel Magazine, adiantou que a intervenção representa um investimento de “cerca de 60 mil euros” e vai incidir “na melhoria das condições do poço e dos acessos”.

“Vamos recuperar a própria levada, ou seja, vamos aumentar o espaço interior do poço, para que as pessoas tenham melhores condições para tomar banho. E ao nível do acesso, vamos cortar algumas pedras das rochas que estão espalhadas ao longo dos cerca de 200 metros pedonais que as pessoas têm que percorrer para chegar à levada, sem terem que andar sempre a ver onde se podem agarrar e não estejam sempre com medo de escorregar”, especificou o autarca local.

“Aquele espaço que faz parte do património natural da freguesia é muito procurado pelas pessoas, mas estava num estado muito degradado e o nosso objetivo é criar melhores condições para quem o utiliza”, acrescenta Manuel Soares Silva, concluindo:

“Dentro do novo que vamos fazer, não queremos descaracterizar o espaço daquilo que ele é. A nossa intenção é preservar o que existe e melhorar as condições de acessibilidade”.

Os trabalhos de recuperação do Poço da Levada, em Rio Mau, iniciaram-se na terça-feira. O prazo estimado para a execução da obra é de quatro semanas.

Enquanto a empreitada decorre, a junta de freguesia informa, ainda, que “o acesso ao Poço está condicionado e os banhos interditos”.