Slider

Veículos dos Bombeiros de Entre-os-Rios com material refletor para aumentar visibilidade e segurança

Os Bombeiros de Entre-os-Rios estão a colocar material refletor nos veículos de combate a incêndios da corporação para “aumentar a visibilidade noturna e diurna dos veículos e a maior segurança dos operacionais”, avançou ao Penafiel Magazine José Filipe, segundo comandante da corporação.

 

Desde 11 de março, já foram dotadas com faixas refletoras dois Veículos Ligeiros de Combate a Incêndios (VLCI) e dois Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI).

“O primeiro veículo foi quase como que uma cobaia para ver como isto ia ficar. Ficou brutal”, referiu José Filipe, acrescentando:

“A mais valia é a segurança dos operacionais que andam nestes veículos, porque uma coisa é nós andarmos no teatro de operações, no meio do monte ou onde quer que seja, com um veículo que não tem sinalização nenhuma e outra coisa totalmente diferente é termos um veículo com uma sinalização que é vista a quilómetros em que sendo refletida uma luz naquele veículo consegue-se ver a quilómetros”.

 

 

Nos próximos tempos, a corporação vai avançar com a caracterização de um veículo de apoio logístico, um veículo de desencarceramento, um veículo rural de combate a incêndios e um veículo florestal de combate a incêndios.

A intenção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Entre os Rios seria ter a caracterização dessas quatro viaturas concluída antes da abertura da época florestal, 15 de maio.

“Vai ser quase impossível dado o fluxo de trabalho que a gráfica que está a fazer isso tem. Mas, ao mesmo tempo, os principais veículos de combate já estão caracterizados. Foi uma das prioridades começar por aqueles que trabalham mais, que têm mais uso”, disse José Filipe.

A longo prazo, os Bombeiros de Entre os Rios pretendem caracterizar outros veículos, que também fazem parte do combate a incêndios, que já estão caracterizados, mas com um material diferente daquele que esta agora a ser aplicado.

 

 

“Um dos principais objetivos é que neste corpo de bombeiros os veículos de incêndio pautem todos pela igualdade de caracterização, ou seja, que haja uma uniformização da imagem de Entre-os-Rios”, concluiu o segundo comandante.

A nível distrital e nacional, são já várias as corporações de bombeiros que têm as suas viaturas caracterizadas com material de alta visibilidade como aquele que os Bombeiros de Entre-os-Rios estão a colocar. A nível do concelho de Penafiel, a corporação é pioneira na ação.

O investimento realizado ainda não foi calculado. O primeiro veículo foi uma oferta da gráfica que está a realizar o trabalho de caracterização e para os quatro veículos que faltam também já há interessados em proceder à oferta.