Slider

VOLUNTARIADO JOVEM PELA DEFESA DA NATUREZA

[eltdf_dropcaps type=”normal” color=”” background_color=””]C[/eltdf_dropcaps]erca de 50 jovens de Paredes estão a participar na acção “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), cuja intervenção contempla as freguesias de Aguiar de Sousa, Parada de Todeia e Sobreira.

Para o vereador do Ambiente, Francisco Leal, “esta é uma iniciativa para a autarquia continuar a fomentar no âmbito da política de educação ambiental”.

Francisco Leal, enalteceu e agradeceu “o trabalho e empenho dos voluntários nas várias fases do projeto e defendeu a necessidade deste Executivo continuar a implementar ações de sensibilização que levem a uma mudança de comportamentos”.
O Vice-presidente da autarquia paredense referiu que “a Sobreira é uma zona com um enquadramento paisagístico único”,sublinhando que o Município “está apostado em preservar o seu património natural, as suas florestas, mas, também, os rios. É importante que todos estejamos alerta, identificar potenciais focos de poluição e os comunicam às autoridades competentes”, avançou, ainda, que “a autarquia tem disponível um serviço de recolha de monstros (móveis, colchões e outros) gratuito, que faz a recolha deste tipo de produtos”.
O presidente da Junta da Sobreira, João Gonçalves, destacou “a disponibilidade absoluta dos voluntários que assimilaram e interpretaram o projeto e no terreno concretizaram um vasto conjunto de ações”.
João Gonçalves sublinhou que “a sustentabilidade do meio ambiente é determinante para o nosso futuro. Por isso, estou grato, pela forma como estes jovens se empenharam. Foram de uma disponibilidade total e prestaram um grande contributo à comunidade”.
A Câmara Municipal de Paredes, atenta às questões de preservação da natureza, floresta e respetivos ecossistemas, através dos Pelouros da Juventude e da Proteção Civil apresentou duas candidaturas que foram aprovadas pelo IPDJ. Refira-se que incentivar a participação de entidades e de jovens no desafio que é a preservação da natureza e da floresta e reduzir, assim, os incêndios é o grande objetivo deste programa gerido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.
No próximo mês setembro, até dia 14, Baltar, Paredes e Recarei são as freguesias de destino dos jovens voluntários.