Slider

Voluntários fazem limpeza das margens do rio Sousa em Guilhufe e Urrô

Um grupo de voluntários está a limpar as margens do rio Sousa, na freguesia de Guilhufe e Urrô, numa extensão de cerca de 1.100 metros e com o objetivo de construir um trilho, avançou ao Penafiel Magazine o presidente da junta.

 

O grupo, composto por elementos da junta de freguesia, da Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Guilhufe e Urrô e da secção de Pesca Desportiva do Lusitano Clube de Retorta, já limpou 600 metros, faltando ainda cerca de 500 metros, explicou Vitorino Oliveira.

Os trabalhos tiveram início na zona da Rua dos Moinhos, junto ao antigo depósito de água, que em tempos serviu o abastecimento à cidade de Penafiel. Passaram pela levada de Quintela e, até ao momento, estão concluídos até à levada do Cordolina, junto à antiga fábrica das meias.

“Pensamos que, com mais um mês, teremos os trabalhos concluídos”, referiu Vitorino Oliveira.

 

 

Questionado sobre os objetivos da ação de limpeza das margens do rio Sousa na freguesia, o autarca argumentou que “a iniciativa se prende com valores ambientais e culturais, como por exemplo, valorizar a agricultura e a vasta zona do vinho verde”.

“Este é um projeto que ainda não está fechado e pretendemos que seja dinâmico, juntando o lazer com a vertente desportiva, assim como divulgar a freguesia de Guilhufe e Urrô, dando a conhecer os seus recursos naturais nesta zona do Vale do Sousa onde estamos inseridos e ao mesmo tempo praticar caminhadas, BTT, pesca desportiva e outras práticas”, acrescentou Vitorino Oliveira, anunciando:

“Para além de se fazer a limpeza da margem do Rio Sousa, aquela zona vai também ser objeto de um trilho que se pretende no futuro registar nas entidades competentes, para poder obter apoios como Câmara Municipal e outras”.